3471 — Fernando Brito Barros, Director Comercial da NextiraOne

Apr 22, 2005 | Conteúdos Em Português

NextiraOneFernando Brito Barros, 46 anos, é o novo director comercial da NextiraOne. Com uma longa experiência internacional no sector de comunicações, Brito Barros assumiu a direcção comercial da especialista em soluções de comunicação e de serviços geridos em Fevereiro de 2005, com o objectivo de consolidar a oferta da empresa aos seus clientes, tendo em vista dois «conceitos fundamentais»: aumento de produtividade e retorno do investimento.

Ao longo do seu percurso profissional, Fernando Brito Barros integrou essencialmente multinacionais na área de comunicações, tendo uma experiência diversificada no estrangeiro.

Inicia a sua carreira no princípio da década de 80, integrando o projecto que vem a dar origem à Alcatel Portugal, assumindo, em 1986 , a direcção técnica. Mais tarde coordena também a direcção comercial da empresa, tornando-se responsável por toda a área operacional, à excepção do departamento financeiro.

Em 1989, é convidado a trabalhar nas instalações da Alcatel em Paris, integrando a divisão de comunicação da empresa, então chamada Business System Group. O domínio da língua portuguesa vale-lhe, três anos mais tarde, o convite para ser um dos primeiros administradores do grupo Alcatel no Brasil, onde permanece até final de 1995 , a dirigir a área de comunicação de empresa do grupo. Volta então a França, para assumir a área de operações comerciais da empresa, a nível mundial.

Em 1998 regressa a Portugal para colaborar no projecto da Easyphone (mais tarde, Altitude Software), onde permanece até 2003 com a função de Chief Operating Office . Na época é convidado para fazer a internacionalização da empresa, que teve os seus primeiros clientes no Brasil.

No ano seguinte cria uma empresa na área de Serviços de Valor Acrescentado de SMS , na qual mantém hoje uma participação, ainda que não desempenhe qualquer função activa.

Finalmente, em Fevereiro de 2005 integra a NextiraOne, com a função de director comercial. No seu entender, a estratégia da NextiraOne passa hoje por «tirar proveito da maior abertura das empresas nossas clientes, uma vez que, neste momento, em que as soluções estão relativamente bem definidas, importa adequá-las às necessidades específicas de cada empresa. Estamos a fazer um trabalho muito forte de formação interna para transmitirmos aos nossos clientes dois conceitos fundamentais: aumento de produtividade e retorno dos investimentos que fazem».

Bilíngue (domina o francês), Brito Barros é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo desenvolvido a sua formação académica também em instituições como a London Business School e o INSEAD .

Nos seus tempos livres, pratica jogging regularmente e dedica-se à sua biblioteca na área do Management: «leio as publicações de praticamente todos os “gurus” do Management , de onde retiro ideias muito interessantes». Amante do empreendedorismo, tem-se dedicado, paralelamente à sua carreira profissional, a desenvolver visões estratégicas para novas áreas, sobretudo ligadas às tecnologias de informação.

Na próxima semana, leia no Centro de Contacto uma entrevista a Fernando Brito Barros, sobre o posicionamento da NextiraOne no mercado.

Gabriela Costa

2005-04-19

http://www.nextiraone.pt

Em Foco – Pessoa