3692 — Trend Micro alerta para nova ameaça de malware móvel

Sep 26, 2005 | Conteúdos Em Português

Trend Micro
Os criadores de malware tendem a recorrer a novas e desconhecidas tecnologias, o que pode levar ao aparecimento de um poderoso ataque móvel, revelam especialistas em segurança. Os investigadores da área de anti-vírus e de segurança de conteúdos da Trend Micro descobriram recentemente uma destas ameaças móveis, o SYMBOS_CARDTRP.A.

O SYMBOS_CARDTRP.A actua em aparelhos Symbian Series 60, mas tem também a capacidade de se propagar para PCs com o sistema operativo Microsoft Windows. O aparelho móvel pode ser infectado pela recepção manual do malware através de Bluetooth ou MMS; e pelo download e instalação do malware através da Internet.

Tal como muitos dos seus antecessores, o SYMBOS_CARDTRP.A propaga-se via Bluetooth (numa raio de 10 metros). A infecção instala-se no cartão de memória do aparelho móvel. Este malware sobrepõe às mais frequentes aplicações instaladas no aparelho móvel infectado versões anómalas, fazendo com que as aplicações não funcionem correctamente.

Além disso, contém a capacidade adicional de infectar computadores com o sistema operativo Windows, a partir do aparelho móvel. Se o utilizador inserir o cartão de memória infectado na entrada de cartões do PC , a infecção tem a capacidade de, a partir daí, afectar o computador e tentar depois propagar-se para outros.

Embora o potencial de infecção do SYMBOS_CARDTRP.A seja ainda bastante baixo, Raimund Genes, presidente das Operações Europeias da Trend Micro, recomenda que todos os utilizadores permaneçam atentos. «À medida que os perigos móveis continuam a evoluir, é provável que encontremos no futuro ataques semelhantes, mas com recurso a técnicas de propagação mais elaboradas e, desta forma, com maior potencial de infecção», explica.

Os especialistas em segurança da Trend Micro recomendam aos utilizadores as seguintes medidas contra estes ataques:
– Não aceitar nenhuma aplicação não solicitada ou SMS de um contacto desconhecido, especialmente se for um tema inesperado.
– Realizar o download de aplicações apenas em sites seguros. Mesmo que o site seja cconsiderado seguro, verificar se a aplicação descarregada é a pretendida. 
 
Faça AQUI o download gratuito de uma demo de protecção contra esta ameaça.

2005-09-26

 

Em Foco – Pessoa