3972 — Vodafone colabora em projecto Táxi Seguro

Feb 13, 2006 | Conteúdos Em Português

VodafoneO Ministério da Administração Interna e a Fundação Vodafone Portugal apresentaram este Sábado, 11 de Fevereiro, o sistema Táxi Seguro. O projecto, que na fase inicial abrange 700 viaturas da Grande Lisboa, destina-se a dissuadir e combater as ameaças à segurança dos condutores de táxi.

O sistema foi desenvolvido pela Fundação Vodafone Portugal em parceria com o Ministério da Administração Interna envolvendo, designadamente, a Polícia de Segurança Pública (PSP) .

Nos termos do protocolo assinado, a Fundação Vodafone doa ao Ministério da Administração o sistema Táxi Seguro, abrangendo nesta fase 700 viaturas de táxi – com início em nove concelhos da área Metropolitana de Lisboa: Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Odivelas, Oeiras, Seixal, Sintra e Vila Franca de Xira. Na sua qualidade de financiador exclusivo, a fundação investiu neste projecto 500 mil euros.

O Táxi Seguro é um sistema inovador e eficaz na prevenção e combate à violência a que os taxistas estão potencialmente sujeitos. Trata-se de um sistema aberto, que possibilita a integração de todas as viaturas de táxi, desde que os equipamentos de localização nelas instalados obedeçam às especificações técnicas definidas e haja livre adesão dos interessados.

A sua tecnologia é corporizada pela utilização do GSM e do GPS, permitindo à PSP determinar, a partir do momento em que o condutor dá o alerta, a localização do veículo em tempo real, quer esteja parado, quer em movimento. A partir de então, além de seguir o seu itinerário, a PSP tem acesso ao som ambiente do interior do veículo. Esta ligação directa entre o condutor e a PSP permite às forças de segurança determinar com maior precisão o grau de perigosidade da situação, possibilitando uma melhor adequação dos meios a utilizar e das acções a desencadear.

A Fundação Vodafone Portugal é uma instituição sem fins lucrativos, constituída para incentivar a investigação e o desenvolvimento da Sociedade da Informação. Entre os seus objectivos, conta-se a utilização criativa das novas tecnologias, nomeadamente as de comunicações móveis, em projectos de interesse público. A criação e desenvolvimento do projecto Táxi Seguro insere-se nesse âmbito.

 

2006-02-13

http://www.vodafone.pt

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Notícias – Indústria