4029 — Vodafone opõe-se à OPA

Mar 21, 2006 | Conteúdos Em Português

A Vodafone Portugal fez saber, em documento entregue ontem a Autoridade da Concorrência, que apesar de reconhecer que o aparecimento deste tipo de operações seja positivo se opõe a OPA lançada pela Sonaecom sobre a Portugal Telecom, dado que, de acordo com a Vodafone, daqui poderiam resultar entraves significativos à concorrência assim como aos interesses dos consumidores.

A Vodafone Portugal considera que os eventuais benefícios para os consumidores nos serviços de comunicações fixos que, de acordo com o anunciado pela Sonaecom poderiam vir a acontecer, não podem ser obtidos à custa daquilo que a Vodafone Portugal considera como, a distorção das condições de concorrência no mercado das comunicações móveis.

Acrescenta ainda a Vodafone que, dadas as quotas de mercado associadas da TMN e da OPTIMUS acrescido do efeito de comunidade pode daqui resultar uma posição de domínio crescente. Sendo este facto agravado pelo Grupo PT dispor também de um domínio claro em todos os mercados de comunicações electrónicas.

Para além disso, a Vodafone considera que a nova empresa resultante desta OPA dominaria o mercado de distribuição e retalho geral em Portugal, limitando desta forma o acesso a canais de distribuição relevantes. Por fim a Vodafone Portugal considera que dada a dimensão deste novo grupo, este viria a beneficiar de um enorme poder negocial junto de parceiros e fornecedores, o qual, também condicionaria a concorrência neste mercado.

Em Foco – Projecto