4102 — Alcatel e Nextiraone instalam solução de telefonia IP no Kilkenny County Council

Jul 5, 2006 | Conteúdos Em Português

A autoridade local irlandesa Kilkenny County Council instalou uma solução de telefonia IP da Alcatel com o objectivo de permitir uma maior colaboração entre os seus escritórios e os diferentes bairros municipais. Esta instalação, que incluiu a interligação dos diversos locais de diferentes dimensões via VoIP, foi efectuada pela NextiraOne.
 

A Kilkenny instalou soluções da Alcatel com base num sistema de telefonia Alcatel OmniPCX Enterprise, a fim de poder estabelecer a ligação de 300 utilizadores através de 21 locais administrativos, 9 dos quais utilizam telefones IP para poderem beneficiar do sistema de Voz em IP. Todos os utilizadores têm acesso aos mesmos serviços – designadamente, o voicemail – independentemente do local onde se encontram, enquanto a solução é gerida de uma forma centralizada com o auxílio da plataforma de gestão de rede Alcatel OmniVista 4760.

Anteriormente, tanto o conselho geral como o conselho municipal, que colaboram num grande número de acções, utilizavam diversos sistemas telefónicos cujo funcionamento era complicado e a manutenção difícil. Como as autoridades locais dispunham já de uma rede de dados adaptável à evolução dos sistemas, a decisão foi tomada no sentido de implementar e instalar um novo sistema telefónico, capaz de estabelecer a ligação entre os diversos pontos administrativos, incluindo câmaras municipais, assembleias regionais e locais, bibliotecas e quartéis de bombeiros, através do sistema de Voz em IP.

«Verificámos que havia um considerável número de chamadas que era efectuado entre o conselho geral e o conselho municipal e que, em qualquer dos casos, estávamos a pagar esse serviço, apesar de existir uma ligação de transmissão de dados entre ambos», declarou Kevin Hanley, responsável informático do Conselho Geral da Kilkenny. «Portanto, era lógico evoluir para uma solução VoIP, que permitiria eliminar os custos e aumentar a interacção e a colaboração entre as duas entidades », acrescentou.

«Depois de avaliar as soluções de telefonia IP de última geração, propostas pelos diferentes vendedores, optámos pela oferta da Alcatel, graças à sua flexibilidade, facilidade de gestão e relação qualidade-preço global. Ficámos igualmente impressionados com a capacidade da NextiraOne para personalizar a solução de integração de todos os postos das autoridades locais, por forma a permitir a cada uma delas beneficiar das vantagens da telefonia IP», prosseguiu Hanley .

Depois de aconselhar a Kilkenny quanto à melhor solução de ligação dos diferentes postos, a NextiraOne procedeu à instalação e fornece um serviço de assistência técnica aos dois conselhos.

«Embora a maioria da empresas reconheça as potenciais vantagens do VoIP, é frequente notar-se uma certa relutância em reorganizar as redes e os sistemas existentes, em especial quando estão envolvidos vários postos. Porém, ao instalar o VoIP em todos os postos, a Kilkenny implementou uma solução que deverá proporcionar um retorno rápido do investimento e melhorar a interacção dos trabalhadores no âmbito do processo», declarou Ron Maher, Director Geral da NextiraOne na Irlanda .

«A Alcatel e a NextiraOne têm beneficiado ambas de experiências adquiridas em material de fornecimento de telefonia IP às administrações locais , graças à sua vontade de adoptar novas tecnologias e soluções inovadoras», referiu Graeme Allan, Vice-Presidente das Actividades Empresariais da Alcatel na Europa do Norte. «A Kilkenny passa agora a ser capaz de melhorar a sua eficácia interna e a sua oferta de serviços a toda a comunidade», acrescentou.

2006-07-05

Em Foco – Opinião