4128 — Universidade de Évora e a City Desk firmam parceria

Jul 25, 2006 | Conteúdos Em Português

Foi assinado no passado dia 21 de Julho um protocolo de cooperação, no âmbito do projecto Alinex, entre a Universidade de Évora e a empresa City Desk.
 

O protocolo prevê uma colaboração estreita entre as duas instituições, com vista à criação e promoção de soluções baseadas em “software livre”, visando a sua adopção quer a nível do ensino, quer a nível empresarial ou da administração pública.

Como primeira acção de relevo, ao abrigo deste protocolo, serão disponibilizados no mercado equipamentos City Desk – servidores, desktop e portáteis – com o sistema operativo Alinex instalado de origem e certificado pela Universidade de Évora. Será também instituído um consórcio de entidades utilizadoras e criadoras de soluções sobre os equipamentos certificados. No âmbito desta actividade, serão convidadas empresas de software para o desenvolvimento de soluções aplicacionais a correr em equipamentos City Desk certificados e serão desenvolvidos esforços no sentido de criar um consórcio alargado de entidades utilizadoras e criadoras de soluções.

O sistema Alinex, de base Linux, é disponibilizado pela Universidade de Évora através do seu centro de investigação em tecnologias de informação.

2006-07-25

Em Foco – Produto