4179 — Concelho Distrital de Wansbeck introduz rede IP convergente da Alcatel

Oct 5, 2006 | Conteúdos Em Português

A Alcatel divulgou que o Concelho Distrital de Wansbeck, na região nordeste da Inglaterra, implementou uma rede IP Alcatel com a finalidade de aumentar a segurança da comunidade através de uma vigilância CCTV melhorada e de elevar os padrões da colaboração entre o pessoal interno e melhorar o serviço público.

A instalação, que foi realizada inteiramente pelo parceiro de negócios Rapier Systems da Alcatel, proporciona a Wansbeck uma rede convergente para voz, vídeo e dados e permite aos 500 funcionários de Wansbeck beneficiarem de chamadas VoIP internas gratuitas.

O concelho, situado em Northumberland, também criou uma rede sem fios licenciada denominada COMSEN (Comunity Network South East Northumberland) que cobre mais de trinta edifícios do sector público e suporta vários milhares de utilizadores, proporcionando uma comunicação mais eficaz entre as autoridades locais vizinhas.

A rede IP convergente, que funciona na maior parte dos centros populacionais de South East Northumberland e também está ligada à DataBanks, em NewCastle, assenta na tecnologia de infraestrutura de rede Alcatel OmniSwitch, integrada com o sistema telefónico Alcatel OmniPCX Enterprise IP-PBX e complementada pelas soluções de centro de contactos OmniTouch da Alcatel, de modo a suportar os agentes de assistência a clientes de Wansbeck. Além disso, as autoridades vizinhas dispõem agora do acesso a uma rede de dados sem fios, através dos comutadores de dados OmniSwitch 6600, 6800 e 7700. O resultado é que a rede de Wansbeck tem uma maior flexibilidade, uma vez que deixou de ter um único ponto de falha, o que significa que o tráfego pode ser facilmente reencaminhado no caso de surgirem problemas na rede.

Anteriormente, Wansbeck tinha três redes dispendiosas e inflexíveis para as comunicações de voz, vídeo e dados. A nova rede permite a Wansbeck encaminhar eficazmente dados CCTV para toda a região através da mesma rede que o tráfego de voz e dados, simplificando o acesso aos vídeos de vigilância da comunidade e reduzindo substancialmente os custos operacionais da rede. A rede também permite o acesso rápido do pessoal aos recursos do Concelho e a outros funcionários, enquanto a solução de centro de contacto ajudou a melhorar não só a colaboração entre os agentes e o pessoal do concelho, como também os serviços a clientes da comunidade. Oito centros de atendimento ao público que suportam os residentes da área de Northumberland estão ligadas à rede de Wansbeck e permitem responder e resolver rapidamente pedidos de assistência.

«Ficámos impressionados com o desempenho global da oferta Alcatel, em especial com a integração dos produtos de voz e dados», declarou John Kelly, director executivo do departamento de TI do Concelho Distrital de Wansbeck. «Com a nova solução, os colaboradores espalhados por todo o Distrito podem comunicar entre si, melhorando a sua produtividade e a capacidade global de Wansbeck em prestar um serviço de alta qualidade à comunidade».

A rede sem fios licenciada foi criada quando se concluiu que os Concelhos vizinhos sofriam de problemas semelhantes em termos de custos operacionais elevados e dificuldades de comunicação interna. A nova rede cobre actualmente a região sudeste de Northumberland e foi concebida para auxiliar as autoridades locais na prestação de serviços públicos conjuntos. O Concelho também tem planos futuros de integração dos sistemas telefónicos das autoridades vizinhas na mesma rede, de modo a que as chamadas dos cidadãos possam ser reencaminhadas e transferidas para os fornecedores de serviços adequados com uma maior rapidez e eficiência.

«A rede sem fios deu, a cada um dos Concelhos envolvidos, uma maior flexibilidade na forma como comunicam, permitindo-lhes escolher o melhor método para ligar os utilizadores» prosseguiu Kelly. «Esta flexibilidade também permite uma fácil integração de sites e Concelhos adicionais e, à medida que formos avançando, esperamos poder fornecer o acesso gratuito à Internet a partir de todos os edifícios públicos.

Wansbeck também tem planos futuros de extensão do nível de utilização da rede a outros parceiros do sector público e espera poder estabelecer um centro de chamadas virtual, utilizando agentes remotos ou que trabalhem a partir de casa, para além de funcionários situados nos escritórios, bem como melhorar a assistência a clientes.

«Wansbeck está sempre à procura de soluções inovadoras para melhorar a sua interacção com a comunidade no seu todo e a nova rede vai proporcionar-lhe uma excelente plataforma para a implementação de mais serviços ou aplicações, onde e quando forem necessários», declarou David Oliver, engenheiro sénior de comunicações da Rapier Systems.

«Cada vez mais organizações estão a compreender que a convergência não se resume apenas a poupar dinheiro – trata-se de um conjunto de processos internos de renovação e aperfeiçoamento através de uma maior colaboração e de um acesso melhorado aos recursos», disse Gaeme Allan, director nacional das actividades empresariais da Alcatel para o Reino Unido e a Irlanda. «Wansbeck é um bom exemplo de um concelho voltado para o futuro, empenhado em prestar um serviço da mais alta qualidade aos seus cidadãos e esta instalação é um excelente exemplo daquilo que outras organizações do sector público devem procurar seguir».

2006-10-05

Em Foco – Empresa