578 — IBM, PHILIPS E TELEMATICA INSTITUUT UNEM FORÇAS NA PESQUISA DE DISTRIBUIÇÃO SEGURA DE CONTEÚDOS ELECTRÓNICOS

Sep 20, 2002 | Conteúdos Em Português

Logotipo PhilipsLisboa, 12 de Setembro — A IBM, a Philips Research e o Telematica Instituut acabam de anunciar o inicio de um projecto conjunto de investigação com vista à distribuição segura de conteúdos digitais de banda-larga para, a partir e dentro de casa. O acordo foi assinado a 5 de Setembro, no ICT Kennicongres em Haia, Países Baixos.

Este projecto, denominado TIPSCI (Telematica Instituut, IBM, Philips Secure Content Initiative), tem como finalidade modelar uma solução integrada de distribuição de informação, que irá permitir a troca de conteúdos digitais, tais como música, filmes e jogos, feita a partir de casa dos utilizadores de forma mais fácil e segura. Questões a serem resolvidas incluem segurança de conteúdos, gestão de direitos digitais, fornecimento de serviço de qualidade, bem como redes domésticas de comunicações rápidas e possíveis de gerir.

“Com esta aliança com a Philips e com o Telematica Instituut, a IBM está a promover o seu compromisso no que respeita à entrega segura de conteúdos digitais aos seus clientes,” declara Brett MacIntyre, vice-presidente da área de Gestão de Conteúdos da IBM Software. “Ao garantir às pessoas que os conteúdos web, vídeo e audio que recebem nas suas casas estão protegidos e seguros, continuamos a possibilitar investimentos ao longo de toda a cadeia de distribuição de meios digitais.” Harry van Dorenmalen, Director de Gestão da IBM dos Países Baixos acrescenta ainda que “relações de sucesso implicam um empenhamento total e é por isso que este projecto se torna realidade.”

“Este desenvolvimento ajusta-se perfeitamente no conceito de Inteligência Ambiental da Philips,” afirma Fred Boekhorst, vice presidente sénior da Philips Research. “Prevemos o desenvolvimento de redes domésticas e de dispositivos de partilha de informação interligados, que permitirão aos consumidores tirarem o máximo partido das novas oportunidades oferecidas pela electrónica digital. A troca simultânea de informação entre dispositivos é um potenciador crucial, tal como a pesquisa em soluções Digital Rights Management (DRM) que oferecem segurança, confiança e privacidade num mundo cada vez mais interligado.”

Segundo Chris Vissers, Director Científico do Telematica Instituut, “distribuir conteúdos multimedia em qualquer altura, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo e fazendo disto uma experiência pessoal, é um dos principais tópicos de pesquisa do Telematica Instituut, “ acrescentando ainda que “gestão de direitos digitais, distribuição segura de conteúdos e modelos de negócio válidos, são pré-requisitos para se conseguir alcançar tudo isto.”

Cada empresa contribui para o projecto com os seus próprios conhecimentos e tecnologias. O fornecimento de soluções da Philips para dispositivos electrónicos de consumo e redes domésticas são cruciais para esta iniciativa, incluindo soluções de Digital Rights Management (DRM), portais residenciais, set-top boxes e dispositivos para vídeo e audio de alta qualidade. A IBM irá contribuir com o seu domínio em serviços e com produtos nas áreas de redes de TI e de infra-estruturas de fornecimento com serviços, software de gestão de conteúdos, soluções aplicacionais de computação universal, bem como software DRM através do sistema EMMS da IBM (Electronic Media Management System). O Telematica Instituut irá acrescentar as capacidades de pesquisa científica e, com base aplicacional em áreas de engenharia de conteúdos, serviços personalizados e modelos de negócio.

As empresas irão desenvolver uma plataforma de demonstração, que irá mostrar os benefícios de alinhar a gestão de conteúdos e os sistemas de distribuição, para fornecedores de serviço de consumo. O planeamento do projecto tem como objectivo disponibilizar as soluções de demonstração por volta de Dezembro de 2003.

http://www.philips.com

Dossiers-Empresas