689 — IBM E PRICEWATERHOUSECOOPERS CONCRETIZAM VENDA DA PWC CONSULTING

Oct 3, 2002 | Conteúdos Em Português

ibmLisboa, 2 de Outubro de 2002 — A IBM e a PricewaterhouseCoopers anunciam hoje a concretização da aquisição, por parte da IBM, da PwC Consulting, a área global de serviços de consultoria de gestão e tecnologias de informação da PricewaterhouseCoopers.

O acordo foi totalmente aprovado pela globalidade dos sócios da PricewaterhouseCoopers, e recebeu igualmente pareceres legais favoráveis das autoridades regulamentares dos Estados Unidos e da União Europeia.

Nos termos desta transacção, a IBM pagou à PricewaterhouseCoopers um valor aproximado de 3.5 mil milhões de euros em montante e em acções.Esta associação vem criar uma nova unidade de negócio, a IBM Business Consulting Services, que conta com mais de 30,000 colaboradores da IBM e 30,000 transferidos da PwC Consulting. Como resultado, a unidade de Business Consulting Services torna-se na maior organização de serviços de consultoria em todo o mundo, com operações em mais de 160 países. A IBM Business Consulting Services será parte integrante da divisão IBM Global Services.

“Esta união cria assim uma nova categoria no campo da consultoria. Combinámos duas organizações com culturas e competências complementares, e que partilham uma visão de fusão de negócio e de tecnologia que podem beneficiar significativamente a actividade do cliente,” declara Ginni Rometty, Administradora da IBM Business Consulting Services. “Juntos, podemos oferecer a mais completa e poderosa gama de serviços de consultoria em todo o mundo aos clientes que procuram retirar maior valor nos seus investimentos em TI. Associando isto ao vasto e completo conjunto de serviços, infra-estrutura, tecnologia e recursos financeiros da IBM, obtemos as soluções tecnológicas integradas que muitos dos nossos clientes procuram neste momento.”

Segundo Samuel A. DiPiazza, Jr., Director Executivo da PricewaterhouseCoopers, “com a concretização desta venda, a PricewaterhouseCoopers completa a reorganização que iniciámos há mais de dois anos atrás, da mesma forma que cumpre o nosso compromisso de separar a unidade de consultoria das restrições regulamentares e requisitos de independência que definem a nossa actividade. Este acordo entre a PwC Consulting e a IBM alcança na íntegra os objectivos que determinámos para a separação, o que vai proporcionar aos nossos clientes, bem como aos nossos profissionais, maiores oportunidades e acesso a soluções mais inovadoras. Desejamos aos nossos anteriores colegas os maiores sucessos.”

Depois do acordo definitivo de 30 de Julho, a IBM e a PwC Consulting reuniram uma equipa de transição composta por mais de 600 profissionais para planear e gerir todos os aspectos relacionados com a prevista integração de mais de 60.000 colaboradores e profissionais de serviços de apoio ao cliente. Como parte deste processo, a Business Consulting Services determinou que irá adoptar a segmentação por sector e indústria da IBM, bem como as áreas de soluções chave da PwC Consulting, facilitando assim a rápida integração.

A IBM nomeou três responsáveis geográficos da organização Business Consulting Services: Mike Collins, Administrador da Business Consulting Services para a América; David Dockray, Administrador da Business Consulting Services para a EMEA; e Hideki Kurashige, Administrador da Business Consulting Services para a Ásia e Pacífico. Tanto Mike Collins como David Dockray foram anteriormente sócios executivos da PwC Consulting. Hideki Kurashige foi anteriormente CEO da PwC Consulting do Japão. Estes três directores reportarão directamente a Ginni Rometty.

Para Mike Collins, “as equipas integrantes da IBM Business Consulting Services em todo o mundo olham em frente motivados para trabalhar numa indústria líder, fornecendo serviços objectivos de consultoria de gestão apoiados numa das maiores e mais ricas capacidades de portfolio tecnológico do mundo,” acrescentando ainda que “enquanto mudamos para modelos computacionais que redefinem cada vez mais a forma como as empresas terão de conduzir os seus negócios, o processo de TI de tomada de decisão é alargado de forma a incluir um vasto leque de líderes de TI e de negócio que procuram não apenas o conhecimento, mas também as competências, o know-how e as ferramentas para viabilizarem o maior retorno e valor.”

É uma realidade que as empresas têm à sua disposição novas formas de realizar o seu negócio, tais como a transformação do negócio via outsourcing e utility-based computing. Estes novos modelos de negócio requerem competências estratégicas de consultoria, especialização em assuntos específicos dos vários sectores, bem como conhecimento das áreas de solução chave mais adequadas a cada cliente, como o CRM – gestão do relacionamento com o cliente, o Supply Chain – gestão do canal de abastecimento, e a gestão financeira – áreas em que a PwC Consulting tem sido líder mundial. Estas competências necessitam de ser combinadas com capacidades de implementação de grande escala tal como o outsourcing, competências de infra-estrutura de TI, tecnologias chave e financiamento, serviços onde a IBM detém uma posição de vanguarda no mercado. A IBM Business Consulting Services está agora totalmente posicionada para permitir aos seus clientes potencializarem eficazmente estes novos modelos empresariais, conduzindo desta forma a maiores retornos dos investimentos realizados em TI.

A IBM pretende utilizar os serviços da Ernst & Young para auditar a sua unidade de Business Consulting Services.

Sobre a IBM

A IBM é a maior empresa de tecnologias de informação, com mais de 80 anos de liderança no apoio à inovação empresarial. A divisão IBM Global Services é a maior fornecedora de serviços de tecnologias de informação e de negócio da indústria, com cerca de 150.000 profissionais ao serviço dos clientes, com operações em 160 países e com uma receita anual de 35 mil milhões de euros em 2001. A IBM Global Services integra um vasto leque de capacidades – serviços, consultoria, hardware, software e investigação – para ajudar as empresas, independentemente da sua dimensão, a compreender o total valor das tecnologia de informação.

Visão Futura e Precauções

Com excepção da informação histórica e análises aqui contidas, as declarações constantes deste comunicado podem constituir afirmações “com carácter de previsão” no contexto do Private Securities Litigation Reform Act de 1995 dos Estados Unidos. Estas declarações envolvem um determinado número de riscos, incertezas e outros factores que poderão originar resultados efectivos distintos, tal como consta nos relatórios da empresa à Securities and Exchange Commission.

http://www.ibm.com

Dossiers-Empresas