743 — Ibervoice consolida a sua posição no mercado nacional

Oct 8, 2002 | Conteúdos Em Português

iberlogoA Ibervoice é o importador e distribuidor nacional da Plantronics , um dos principais fabricantes de auriculares. Uma empresa com um espírito jovem que procura ir de encontro às necessidades dos clientes.

O projecto de criar a Ibervoice foi uma ideia amadurecida por um grupo de cinco colegas ao longo de um ano, que acabou por se concretizar. A importação e distribuição de produtos da Plantronics começou por ser feita pela H2X, uma empresa incubadora de negócios. No entanto, o rápido crescimento do projecto fez surgir a necessidade de criar uma empresa independente, conduzindo ao nascimento da Ibervoice , que hoje, com menos de um ano de vida, está bem implantada no mercado nacional.

Uma equipa jovem, mas com know-how , que trabalha para superar as expectativas dos clientes é o segredo para os bons resultados registados ao longo dos primeiros dez anos de vida da empresa.

As áreas de negócio da Ibervoice são três: o sector empresarial; a gama profissional e o mercado do consumo. A gama profissional é aquela em que o fabricante norte-americano trabalha há mais tempo e, por isso mesmo, aquela em que se posiciona entre as referências a nível mundial. O mesmo lugar é desejado para a gama do consumo através do lançamento de vários novos produtos.

A Ibervoice não quer perder a preferência dos seus clientes, pois como sublinha Luís Dias, director geral da empresa, “se não cuidarmos deles, alguém cuidará”. A importância dada ao mercado profissional é substancial, uma vez que a Ibervoice , além de vender os equipamentos, compromete-se na assistência, manutenção e gestão dos auriculares nos próprios call centers, por os considerar “uma ferramenta de trabalho muitíssimo importante nestes ambientes de trabalho”.

A crise que atravessa o sector das Tecnologias da Informação e da Comunicação não tem sido determinante nos resultados da Ibervoice, pois como considera Luís Dias “apesar da reduzida expansão dos call centers no último ano, o nosso crescimento foi muito positivo, já que o bom serviço na área do pós-venda tem sido um ponto importante do nosso sucesso”.

Na área do consumo a Ibervoice tem produtos de GSM e de informática. No mercado dos auriculares para telemóveis, a empresa já estabeleceu acordos com algumas das maiores cadeias a nível nacional. O mesmo está a decorrer, neste momento, para o mercado dos auriculares para PCs. Em ambos os sectores o objectivo é passar a referência, um objectivo que se tem demonstrado mais fácil no GSM .

Ao nível empresarial, a Ibervoice responsabiliza-se pelo lançamento de novos produtos junto dos seus clientes.

Sobre a reacção do mercado ao aparecimento da Ibervoice, Luís Dias garante que o mercado dos auriculares “ganhou uma nova dinâmica”, com o cliente a contar com mais uma opção de escolha. Satisfazer os clientes e consolidar a imagem de qualidade passada no primeiro ano de existência são os principais objectivos que a equipa Ibervoice persegue, para que os clientes “não deixem de ter confiança em nós”.

Por Catarina Tavares
([email protected])

http://www.ibervoice.pt

Em Foco – Projecto