749 — Eticadata apresenta novidades na INFORPOR 2002

Oct 7, 2002 | Conteúdos Em Português

EticadataA eticadata irá aproveitar a sua participação na 19ª edição da Inforpor que decorrerá na FIL, entre 24 e 27 de Outubro de 2002, para apresentar novas soluções para o mercado empresarial.

A presença da eticadata já vem sendo habitual na Inforpor. Para José Gonçalves – director geral – “A inforPOR é por excelência uma feira de negócios e novas tecnologias referência em Portugal; daí que tenhamos escolhido este palco para apresentarmos as novidades eticadata”.

A “coqueluche” deste ano da eticadata na inforPOR vai ser a platinum line; suportada por uma base de dados Microsoft SQL Server, plataforma tecnológica reconhecida pela sua robustez, fiabilidade, performance e garantias de segurança.

Com a platinum line, a eticadata lança-se ao mercado com fortes argumentos, passando a explorar o mercado das médias/grandes empresas. Esta linha vem assim juntar-se à silver line (para pequenos negócios) e à gold line (para pequenas/médias empresas),

Durante a inforpor poderá testar todo o potencial das soluções SQL da eticadata:

q contabilidade (geral, orçamental, analítica e fluxos de caixa).
Ferramenta ideal para processar todas as exigências inerentes ao tratamento contabilístico e fiscal de uma empresa com a contabilidade organizada.

Ver algumas características em anexo

q gestão comercial (beta version)
É um produto destinado à gestão global da área comercial de qualquer empresa, seja qual for a sua natureza e dimensão.
Encontra-se dividido em seis módulos totalmente integráveis, que permitem uma completa automatização de todo o processo de gestão: encomendas, compras, stocks, vendas, contas correntes e agora tesouraria.

Ver algumas características em anexo

Mas as novidades não se ficam por aqui; a eticadata alarga a sua gama de soluções com a inclusão das versões silver line da contabilidade e gestão de recursos humanos e com o lançamento de uma nova versão da gestão comercial silver line.

A silver line é uma linha de produtos eticadata que tem como mercado alvo as pequenas empresas que requerem soluções de gestão simples e económicas, sem no entanto renunciar potência, segurança, qualidade e flexibilidade nas aplicações.

Com a inclusão destes novos produtos de entrada para empresas de pequena dimensão, estas empresas passam a ter disponível as ferramentas necessárias para uma gestão completa do seu negócio:

q gce – gestão comercial
Dirige-se à área comercial, tratando de uma forma simples as exigências básicas de gestão comercial – Gestão de Stocks, Vendas e Contas Correntes.

q cte – contabilidade
Trata de todas as exigências inerentes ao tratamento fiscal das contabilidades organizadas. Inclui também, nesta nova versão, o tratamento do Mod. 22 e automatismos de registo do imposto de Selo em acto de introdução de documentos.

q grh – gestão de recursos humanos
Trata de todas as obrigações fiscais e legais exigidas no processamento de salários, bem como das remunerações dos funcionários da empresa.

Com a aquisição de qualquer produto da linha silver a eticadata garante aos seus utilizadores, a possibilidade de uma rápida migração para a linha gold ( linha profissional ), caso as suas necessidades de gestão aumentem.

Mas a internet também é uma prioridade desta software house.
Nesta área a eticadata apresenta o gestor de sites, ferramenta que permite a construção e administração de páginas web de uma forma rápida, fácil, intuitiva e económica.

Totalmente integrado com a gestão comercial eticadata, o gestor de sites eticadata estará disponível brevemente no mercado com dois módulos distintos:

q genérico
Flexível e adaptável a qualquer tipo de negócio ou sector de actividade.
Integrado com a gestão comercial

q auto
Específico para stands.
Integrado com a gestão comercial e com o autogest stands

“Num abrir e fechar de olhos, com esta ferramenta qualquer empresa pode abrir as suas portas a novas oportunidades de negócio através do seu website. Esta aplicação é extremamente fácil de usar e intuitiva; aliás como é apanágio de todas as soluções eticadata”, referiu José Gonçalves. Uma vez que não requer conhecimentos de HTML nem de programação é a solução ideal para quem num curto espaço de tempo e sem grandes conhecimentos de internet quer construir o seu site e implementar um sistema de comércio electrónico.

Em termos de futuro, José Gonçalves confessa que a empresa já atingiu a maturidade, mas espera continuar a crescer durante os próximos anos alargando a gama de produtos e a área de actuação.

O grande desafio de futuro para os responsáveis pela eticadata é tentar contemplar o maior leque possível de necessidades existentes no mercado. O software é horizontal, adaptável a qualquer tipo de empresa, mas a eticadata através dos seus parceiros tem desenvolvido soluções passíveis de serem integradas com software vertical em diversas áreas.

A curto prazo os responsáveis por esta empresa planeiam a expansão para o mercado espanhol.

Outras soluções eticadata a apresentar na inforPOR2002

As aplicações standard eticadata: gce – gestão comercial (gestão de encomendas, compras, stocks, vendas, e c/correntes) e gae – gestão administrativa (contabilidade, gestão de recursos humanos, tesouraria e imobilizado), respondem a todas as necessidades das empresas mais exigentes independentemente do seu sector ou actividade.

No entanto, de forma a colmatar as necessidades de mercados mais específicos, a eticadata desenvolveu outras aplicações de gestão:

O autogest stands e oficinas para o ramo automóvel.

O gate – gestão de assistência técnica a software e a hardware, para empresas de informática e comércio de equipamentos em geral.

Já para empresas detentoras de cadeia de lojas comerciais, e/ou ao mercado franchising, a solução eticadata é o Integrador, solução que permite a consolidação de dados com total automatismo entre pontos fisicamente separados.

Por fim, para as organizações que tenham vendas ao balcão (mercado retalhista: Mini-mercados, sapatarias, lojas de vestuário, lojas de conveniência, livrarias, papelarias, quiosques, etc.), a resposta apresentada é o POS eticadata.

Algumas das características das soluções platinum line

– contabilidade (geral, orçamental, analítica e fluxos de caixa).

Conceito de ano civil diferente de ano fiscal;
Parametrizações fáceis e funcionais;
Plano de contas base, planos de contas alternativos e multi língua;
Numeração dos diários mensal ou anual;
Lançamento em moeda base ou outra moeda;
Documentos tipificados, para maior automatização dos lançamentos;
Introdução de movimentos orientada por teclado ou rato (máscara especialmente concebida para utilizadores experientes do MS-DOS);

Pesquisa de contas de múltiplas formas;
Criação de ficha de imobilizado simultânea com o movimento contabilístico;
Gestão de rubricas com lançamentos percentuais por centro de custo;
Contas reflectidas;
Reconciliação de movimentos;
Modificações de movimentos diário, data, documento, etc;
Anulação de movimentos por grupo;
Classificação de movimentos automáticos;
Orçamentação de contas e centros de custos;
Tratamento do imposto de selo:
Diagnóstico do IVA e de recapitulativos:
Apuramentos automáticos do IVA, de regularização de existências e de resultados;
Emissão de todos os mapas legais (em papel ou por via electrónica):

Declaração periódica do IVA
Imposto de Selo
Modelo 22
Declaração anual

Balancetes periódicos de razão e geral;
Extractos de conta, rubrica , centro de custo e de fluxos de caixa;
Mapa estado da conta;
Mapas orçamentais por conta razão, conta de movimento e centro de custo;
Mapas de gestão:

Balanço e demonstração de resultados analítico e sintético
Balanço e demonstração de resultados comparados
Anexos ao balanço e demonstração de resultados
Rácios
Fluxos de caixa
etc.

Mapas de desvios orçamentais;
Livros selados (preparação e emissão);
Configurador de mapas do tipo folha de cálculo;
Gráficos de exploração;

q gestão comercial com tesouraria (beta version) com destaque

gestão de tesouraria;
novos critérios de valometria de stocks LIFO e FIFO;
gestão de lotes e de números de série;
campos personalizáveis pelo utilizador;
compatibilidade com sistemas de comunicação via correio electrónico;
artigos alternativos;
artigos à consignação;
teclas de atalho para operações mais usuais;
estruturas de famílias com vários níveis;
comissões por escalões de venda;
comissões em árvore;
conversão entre unidades de medida;
gestão de stocks por localização de armazém;
gestão de orçamentos;
etc.

Dossiers-Empresas