6 — DAMOVO

May 27, 2002 | Conteúdos Em Espanhol

Presente em 19 países e com cerca de 2700 funcionários, a Damovo resultou de um spin-off da Ericsson, numa altura em que a empresa optou por se reposicionar no mercado das soluções empresariais, alterando o seu modelo de negócio. Assim, abandonou a venda directa e iniciou um novo approach comercial, utilizando canais de venda, dando origem à recente Damovo.

A ex-divisão de soluções empresariais da Ericsson é agora uma empresa integradora de soluções de comunicações. Não fabrica nem vende hardware, mas concentra-se naquilo que sabe melhor fazer: desenvolver tecnologia e colocá-la no mercado, dando todo o apoio necessário de pré e pós venda, deixando a parte da comercialização para outras empresas com competências nessa área.

E é com 27 pessoas apenas que se faz a Damovo em Portugal, 24 em Lisboa e três no Porto, contando ainda com uma rede outsourcing que lhes permite aumentar a capacidade de oferta de serviço, cobrindo todo o território nacional, incluindo as ilhas.

Detida a 80% pela APAX Partners Founds (uma empresa de investimento de risco com grande projecção a nível internacional) e com os restantes 20% do capital nas mãos da Ericsson, a Damovo tem seis grandes áreas de actuação, sendo que em Portugal se abraçam, por enquanto, apenas cinco. São elas o ERM, Enterprise Relation Management; a área dos dados e redes convergentes; a voz, onde a Damovo tem uma cultura mais forte; as soluções de mobilidade; e, por último, o manager service, um conceito que a Damovo quer implementar juntamente com o suporte de uma entidade financeira, que permitirá estabelecer, num “guarda-chuva” final, toda a solução feita à medida do cliente. Com uma grande vantagem competitiva a nível financeiro, pois minimizará o impacto do investimento do cliente através de um pagamento mensal mais “suave”, o manager service não terá só hardware e software, incluirá também os serviços que o cliente quiser, tais como upgrades, manutenção diária, etc.

Neste momento a Damovo está a investir mais fortemente na área do ERM e da voz, reforçando as competências na parte da gestão do produto.

Entre os principais clientes contam-se a Cabovisão, a Vodafone, a ANA, os CTT, a Portugal Telecom e a Marconi.

Para 2002, os objectivos da Damovo são algo agressivos: crescer cerca de 20%, consolidando a sua força de vendas e enfrentando os desafios de novas áreas de negócio. Em suma, ser reconhecida como integradora independente e global de soluções de comunicações.

Para mais informações ssobre a Damovo, visitem, por favor, www.damovo.com