302 — HP lança no mercado novo servidor e supercomputador de elevada densidade

Jul 3, 2002 | Conteúdos Em Português

Vendas dos novos sistemas AlphaServer superiores a mil unidades solidificam liderança HP no mercado da computação técnica de elevada performance

Lisboa, 26 de Junho de 2002 – A HP acaba de lançar no mercado o servidor HP AlphaServer DS20L e o supercomputador HP AlphaServer SC20, reunindo o poder de um supercomputador numa configuração em rack que permite poupar espaço e cujo público alvo abrange sectores tão diversificados como a computação científica, o entretenimento e a defesa.

Os sistemas vêm solidificar ainda mais a posição da HP como líder no mercado da computação técnica de elevado desempenho. De acordo com o grupo International Data Corp., empresa de investigação no sector, a quota de mercado combinada da Compaq e da HP representa 41,5% dos 5,06 mil milhões de dólares de receitas apresentadas pela computação de elevado desempenho. O volume de vendas dos servidores HP AlphaServer DS20L, em todo o mundo, registou valores superiores a mil unidades.

“Na produção de filmes de alta tecnologia, a qualidade é essencial e os projectos falham ou são bem sucedidos pelo seu timing – o nosso filme feito por computador, o “Ice Age”, não foi excepção. Os sistemas AlphaServer, da HP, ajudaram-nos a melhorar a qualidade e reduzir o tempo de concepção”, comentou Carl Ludwig, Vice-Presidente, R&D, Blue Sky Studios. “Com o HP AlphaServer DS20L podemos ter ainda maior potência num único rack e oferecer a elevada qualidade que tornou o “Ice Age” tão único, de uma forma ainda mais rápida”.

O servidor HP AlphaServer DS20L, que ocupa num rack o espaço de 1U , tem 3,40 cm de altura e 50,8 cm de comprimento. Cada sistema contém dois processadores Alpha de 64 bits, com o máximo de 2 GB de memória. Podem-se combinar até 40 servidores DS20L com 80 processadores Alpha numa configuração em rack com cerca de 2m de altura.

O HP AlphaServer SC20 constitui um computador escalável, de imagem única, baseado nas estruturas do DS20L. O SC20, que se encontra disponível com HP Tru64 UNIX, pode combinar até 128 DS20L unidades, através de interconexão de alta velocidade e fornecer até 426 gigaflops de desempenho.

“O novo servidor HP AlphaServer DS20L duplica o desempenho por rack, comparativamente ao seu mais próximo rival”, comentou Troy Deel, Engenheiro-principal, Zeta Associates, Federal Program. “A capacidade de introduzir toda esta potência num pequeno espaço irá constituir uma característica bastante apelativa para os nossos clientes da área do Governo”.

A HP, líder da indústria na tecnologia de clustering, oferece ainda o DS20L em configurações clustered HP Tru64 UNIX e Linux, como um variado leque de interconexões.

“Para nos ajudar a aumentar a qualidade e a diminuir os ciclos de concepção, procedemos à combinação de dezenas de unidades da série AlphaServer DS em racks, de modo a criar um sistema fácil de gerir e muito poderoso, que funciona como uma unidade”, afirmou Mark Hill, Director do Departamento de Mid-range Systems, Corning Inc. “O novo HP AlphaServer DS20L permite-nos comprimir ainda mais potência num único rack e apresentar mais rapidamente resultados de elevada qualidade.”

Os novos sistemas HP AlphaServer DS20L, que apresentaram como pico de desempenho num único rack 132 gigaflops, produziram o mais elevado desempnho contínuo por rack (724 por processador) para servidores de elevada densidade, conforme as medições efectuadas com base no standard da indústria SPECfp_2000. O DS20L apresentou também óptimos resultados quando testado com base nas normas SPECint2000, SPECfp_rate2000 e Linpack.

“A introdução destes sistemas HP AlphaServer de elevada densidade, reafirma o nosso empenho em alcançar os marcos apresentados aos nossos clientes quanto aos planos delineados para os produtos AlphaServer.”, afirmou José Maria Simões dos Santos, responsável dos Business Critical Systems da HP Portugal. “Estes sistemas AlphaServer irão ser particularmente significativos para clientes em áreas como segurança governamental, investigação científica e engenharia automóvel e aeroespacial, que necessitam, cada vez mais, de níveis mais elevados de desempenho, embora tenham restrições orçamentais e de espaço”.

“O anúncio do lançamento do HP AlphaServer DS20L é um forte indicador do compromisso contínuo da empresa com a comunidade de High Performance Technical Computing e com a concretização dos planos relativamente aos produtos AlphaServer”, comentou Debra Goldfarb, Vice Presidente do Grupo Worldwide Systems and Servers, IDC.

“A realidade é que este conjunto de produtos permite melhorar a capacidade da HP em suportar a vasta heterogeneidade de exigências em computação técnica. O DS20L torna ainda mais sólido o leque global de produtos HP, permitindo à empresa manter uma posição de liderança no mercado técnico de elevado desempenho”.

A HP tem ainda a intenção de comercializar uma família de servidores HP AlphaServer de alta tecnologia, baseada na nova tecnologia de processadores Alpha EV7, sendo que a empresa já começou a efectuar demonstração de versões iniciais junto de clientes e parceiros que utilizam software específico.

Para mais informações sobre os novos sistemas HP AlphaServer poderá aceder ao endereço electrónico:
http://www.hp.com/products/alphasystems.

Acerca da HP

A HP é um fornecedor líder global de produtos, soluções e serviços de tecnologia para consumidores e empresas. A oferta da empresa estende-se desde a infra-estrutura de TI, à computação pessoal e dispositivos de acesso, imagem e impressão, e serviços globais. A empresa resultante da fusão registou resultados conjuntos de aproximadamente 81.7 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2001 e desenvolveu operações em mais de 160 países. Informação sobre a HP e os seus produtos pode ser encontrada em http://www.hp.com

A HP Portugal

A HP começou a operar no mercado português em 1990. No ano fiscal de 2001, a HP teve um volume de vendas (consolidado com a Compaq) em Portugal superior a 431 milhões de euros, liderando o mercado português nos segmentos de produto (fonte: IDC): impressoras com uma quota de mercado de 74%,computadores pessoais com uma quota de mercado de 31,7%, computadores portáteis com uma quota de mercado de 41,9% e servidores Intel com uma quota de mercado de 55,7%, servidores UNIX e storage com uma quota de mercado de 40%. Suporte ao cliente e informação sobre a HP em Portugal e seus produtos, soluções e serviços estão disponíveis em www.hp.pt

O presente comunicado de imprensa poderá conter afirmações referentes a factos que poderão ou não vir a concretizar-se e que envolvem riscos, incertezas e presunções. Todas as afirmações que não se reportem a factos históricos são afirmações que poderão ou não concretizar-se. Os potenciais riscos e incertezas que podem levar a que os resultados reais difiram em termos materiais incluem o não desenvolvimento do mercado de produtos e serviços conforme planeado e outros factores que podem afectar os resultados financeiros da constantes os relatórios da Securities and Exchange Commission (SEC) da HP, incluindo, mas não se limitando, o último Relatório Anual no Modelo 10-K, revisto em 30 de Janeiro de 2002, para o ano fiscal que termina em 31 de Dezembro de 2001 e o mais recente Relatório Trimestral no Modelo 10-Q.

www.hp.com

Dossiers-Empresas