3084 — DocuShare da Xerox dá acesso em tempo real à informação recolhida em Marte

Jul 28, 2004 | Conteúdos Em Português

DocuShare (Xerox)A NASA está a utilizar o DocuShare, software de gestão de conteúdos e documentos da Xerox, para criar um repositório comum com toda a informação recolhida pelos veículos de exploração de Marte (Mars Exploration Rovers ). Com este sistema, mais de mil pessoas, entre cientistas, investigadores e membros do projecto, têm acesso em tempo real à informação sobre a última expedição a Marte.

O DocuShare facilita aos cientistas da NASA o acesso e o intercâmbio de dados, de forma a que toda a documentação sobre o planeta esteja acessível a partir de qualquer lugar pelos membros do projecto Marte.

Durante a fase de desenvolvimento da missão de exploração a Marte, os cientistas e os engenheiros da NASA utilizaram este sistema baseado na Web para armazenar e partilhar diariamente dados distintos, que são transmitidos continuamente desde que os veículos “Spirit” e “Oportunity ” chegaram, em Janeiro, ao planeta.

Este software, utilizado pelos cientistas da Nasa Jet Propulsion Lab (JPL) desde 1988, permite à Nasa JPL «ser mais produtiva, proporcionando acesso em tempo real aos dados e eliminando “engarrafamentos” que surgem pelo facto de se trabalhar com múltiplos sistemas», salienta David Smith, director geral da Unidade de Negócio DocuShare da Xerox .

O DocuShare dispõe de uma biblioteca online ampla, disponível 24 horas por dia, que permite aos mais de mil cientistas, engenheiros e membros da equipa das universidades de todo o mundo aceder de uma forma rápida e segura aos cerca de 100 mil arquivos e 100 gigabytes de dados da missão existente na NASA JPL . Entre estes arquivos encontram-se fotografias e dados de temperaturas da superfície, resumos do projecto, leituras de sensores e ângulos dos braços robóticos dos veículos.

O sistema reside num servidor central Solaris e fornece suporte a utilizadores em todas as plataformas, incluindo Windows e Linux. Além da equipa de suporte do projecto Mars Exploration Rover, mais de 5 mil pessoas utilizam o DocuShare em outros projectos activos na NASA JPL. No total, este sistema de gestão de conteúdos e documentos contém 700 gigabytes de dados e gere mais de 300 mil arquivos do programa espacial.

2004-07-28

http://www.xerox.com

Em Foco – Produto