370 — Oracle desafia o elevado preço da Microsoft com o novo Oracle Collaboration Suite

Jul 15, 2002 | Conteúdos Em Português

Solução para os pontos problemáticos da Microsoft através da infra-estrutura Oracle de software robusto e imbatível, de pesquisa avançada (ultra-search) e de integração do acesso por voz.logooracle

O Presidente e CEO da Oracle, Lawrence J. Ellison, ao falar para centenas de analistas financeiros, lançou a mais recente suite de software da Oracle, o Oracle Collaboration Suite, desenvolvido sobre a imbatível infra-estrutura de software robusto (Unbreakable) da empresa.

Desafiando o elevado preço do software colaborativo da Microsoft, o Oracle Collaboration Suite foi projectado para proporcionar uma solução para os pontos problemáticos da tecnologia Microsoft – segurança, fiabilidade, integração, pesquisa universal e acesso através de qualquer dispositivo. Também oferece outras inovações projectadas para melhorar a produtividade individual e em grupo e, pela primeira vez, a produtividade da gestão de sistemas.

O Oracle Collaboration Suite incluirá software completo de colaboração – agenda, recursos de conferência em tempo real, e-mail, ficheiros, correio de voz (voice mail) e workflow – centralizado e protegido numa base de dados e com acesso universal através do Microsoft Outlook, de qualquer browser da Web, para voz, para dispositivos wireless e fax.

A Oracle está a introduzir inúmeras inovações no software de colaboração, incluindo acesso integrado por voz e correio de voz, além de recursos de pesquisa avançada (Ultra Search), que oferecem aos utilizadores a capacidade sem precedentes de pesquisar num único ponto documentos, e-mail, voice mail e outros meios de comunicação usando datas, palavras ou expressões. A abordagem da Oracle de base de dados centralizada para a área colaborativa, aliada a essas tecnologias inovadoras, foi projectada para gerar aumentos radicais na produtividade e nas economias de custo em toda a empresa.

“O Oracle Collaboration Suite foi projectado para proporcionar economias de custo através da redução da quantidade de servidores de e-mail necessários para executar a maior parte dos e-mails”, afirmou David Ferris, Presidente da Ferris Research, uma empresa de analistas de sistemas de mensagens e colaboração. “A integração entre diferentes meios de comunicação, principalmente e-mail e voice mail, é uma visão atraente para se melhorar a produtividade individual”.

Oracle aposta num mercado emergente

As empresas de análise de mercado estão a prever mudanças significativas no mercado de aplicações colaborativas, abrindo uma oportunidade de rápida evolução e concorrência cada vez maior.

A Oracle está a aproveitar essa oportunidade para entrar no mercado de colaboração com uma plataforma mais avançada e integrada e um preço muito menor, apoiada pela imbatível estrutura de software robusto (unbreakable).

A empresa realizou inúmeros investimentos na criação de software de colaboração completo e integrado, incluindo quatro anos de pesquisa e desenvolvimento, além da recente aquisição da Steltor, uma empresa privada com sede em Montreal, Canadá, e que oferece o melhor software de comunicação para gestão do tempo em sistemas abertos, a fim de suportar todos os recursos de calendário, incluindo as funcionalidades avançadas do Microsoft Outlook. Os clientes podem manter o interface do utilizador do Microsoft Outlook, ao mesmo tempo tirando proveito da suite integrada e da estrutura de software robusta da Oracle.

O Oracle Collaboration Suite incluirá a tecnologia de cluster e alta disponibilidade do Oracle9i Database (Real Application Clusters) do Oracle9i Application Server. O Oracle Collaboration Suite oferecerá a tecnologia incorporada da base de dados Oracle para armazenar ficheiros, mensagens e informações relativas aos utilizadores, bem como tecnologia incorporada do servidor aplicacional da Oracle para fornecer um servidor Web, serviços de directório e recursos de autenticação unificada.

“O Oracle Collaboration Suite vai ao encontro das necessidades dos clientes por um ambiente de comunicação mais integrado”, comentou Sara Radicati, Presidente e CEO do Radicati Group, Inc., empresa de pesquisa e consultoria de mercado com sede em Palo Alto (EUA) e filial em Londres (Reino Unido). “Actualmente, a Oracle está a aumentar o foco nos sistemas de mensagens e colaboração, de acordo com essa procura, oferecendo ao mesmo tempo escalabilidade e baixo custo de propriedade”.

Oracle disponibiliza produtividade total a um preço significativamente mais baixo que o da Microsoft

A Oracle está a desafiar o alto preço da “produtividade” da Microsoft com uma oferta de total colaboração que custa uma fracção do preço da Microsoft. Para suportar 5 mil funcionários o preço padrão de um sistema de colaboração da Microsoft custaria 1,28 milhão de dólares, enquanto na Oracle custaria 450 mil dólares1.

Uma licença perpétua para o Oracle Collaboration Suite custa actualmente 60 dólares por utilizador, incluindo suporte de voz, independentemente da quantidade de dispositivos que um utilizador decida utilizar no acesso às informações. A política de licenciamento da Microsoft requer que todos os dispositivos utilizados por um utilizador (dispositivos desktop ou wireless) sejam licenciados separadamente a um custo de 85 dólares por licença de acesso do cliente, o que pode elevar drasticamente os custos de licenciamento.

A Oracle também está a disponibilizar o Oracle Collaboration Suite como um serviço de assinatura anual a 15 dólares por utilizador e como um serviço de outsouring a 10 dólares por mês por utilizador.

“A colaboração tornou-se uma questão de missão crítica para as empresas, mas o software não acompanhou o ritmo devido à ausência de concorrência no mercado”, disse Charles Rozwat, Vice Presidente Executivo de Tecnologias de Servidor da Oracle. “Com o lançamento do Oracle Collaboration Suite, estamos a fazer uma forte proposta de valor com preço baixo: colaboração total, integrada de robustez imbatível”.

Disponibilidade

Prevê-se que o Oracle Collaboration Suite esteja disponível este ano.

Oracle Collaboration Suite Services

Várias ofertas de serviços da Oracle já estão disponíveis para auxiliar os clientes na implementação do Oracle Collaboration Suite, a fim de se atingirem rapidamente os benefícios de uma plataforma eficiente e consolidada de colaboração e comunicação. Os Oracle Collaboration Suite Services incluem a avaliação da infra-estrutura actual de ficheiros, e-mail, agenda, voice mail, fax, pesquisa e wireless; a definição de uma nova arquitectura consolidada para hardware, sistemas, rede e armazenamento; e a migração e implementação para distribuição de um novo ambiente de comunicação com rapidez e eficiência. Entre as vantagens estão o acesso em tempo real às informações, o uso e gestão simplificados das opções de comunicação e o custo reduzido de propriedade dos activos de comunicação. Os Oracle Collaboration Suite Services estão disponíveis imediatamente em todo o mundo.

Sobre a aquisição da Steltor pela Oracle

Em 21 de Junho de 2002, a Oracle concluiu a aquisição da Steltor. Empresa privada com sede em Montreal, Canadá, a Steltor oferece o melhor software de comunicação para gestão do tempo em sistemas abertos do mercado. Os termos do acordo não foram divulgados.

Aproximadamente 100 membros da equipa da Steltor foram para a Oracle como consequência da aquisição, incluindo a maior parte da equipa de suporte da Steltor, que continuará a oferecer total suporte padrão para os clientes existentes, como a Adobe, BMW, Bristol Myers Squibb, Genentech, Kellogg, Saritel, Texas Instruments, United Messaging, Verizon e 63 das 100 melhores Universidades americanas, entre as quais se destacam a Cornell University, Georgetown University, Stanford University e Universidade da Califórnia.

http://www.oracle.com

Notícias – Press Releases