4242 — Fornecedores de Serviços de Logística em Outsourcing têm um papel chave na Integração, Sustentabilidade e Segurança na Cadeia de Fornecimento

Oct 23, 2008 | Conteúdos Em Português

Capgemini
A Capgemini, um dos principais fornecedores mundiais em consultoria, tecnologia e serviços de outsourcing, em cooperação com o Georgia Institute of Technology, a Oracle e a DHL, lançou hoje um estudo detalhado sobre o estado actual do outsourcing de logística. O estudo baseia-se num inquérito a 1.644 executivos de logística da América do Norte, Europa, Ásia Pacífico e América Latina e identifica várias conclusões chave:

 

  • Iniciativas ambientais das cadeias de fornecimento são essenciais para o futuro sucesso comercial, de acordo com 98% dos executivos de logística, no entanto a maior parte destes não quer investir fundos adicionais para tornar as cadeias de fornecimento mais amigas do ambiente.
  • O roubo de bens materiais continua a ser a principal preocupação em termos de segurança. Na realidade, as mudanças que se detectam no sector, apontam para que as empresas devam concentrar a sua atenção para outras causas que originam a interrupção da cadeia de fornecimento, desde o roubo de capital intelectual e desastres naturais, até ao fecho dos portos e ilegalidades com os produtos.
  • A apoiar a sustentabilidade e segurança estão as fortes relações entre os diversos intervenientes na cadeia de fornecimento obtidas através de sistemas integrados e serviços. Através de esforços concertados para tornar as relações mais próximas entre os fornecedores de logística, recorrendo a contratos detalhados e acompanhamento das repectivas métricas, as empresas podem conseguir poupanças de custos significativas, ciclos de encomendas mais curtos, melhor o serviço ao cliente e a eficiência comercial.

Embora o inquérito mostre que os operadores logísticos (3PLs) e os seus clientes acreditem que os custos associados à criação de cadeias de fornecimento mais seguras, integradas e amigas do ambiente devem ser divididos, há uma resistência contínua à colaboração e uma suposição não verbalizada de que os custos em último caso serão pagos pelo cliente.

Cadeia de fornecimento amigas do ambiente:
As empresas são quase unânimes na sua convicção de que as iniciativas de cadeias de fornecimento amigas do ambiente, são importantes, mas há uma incerteza sobre a forma de de intervir na cadeia de fornecimento. No entanto, as empresas devem começar a agir antes que seja tarde demais. O inquérito mostra que tornar a cadeia de fornecimento mais “verde”, terá um impacto cada vez maior no desenho das redes de distribuição, tipos de transporte utilizados, selecção de equipamentos, processos comerciais, comportamentos e nos resultados das empresas. Alguns utilizadores classificam as capacidades de protecção do ambiente, como factor decisivo quando escolhem parceiros logi´sticos. Apenas 46% dos inquiridos afirmaram que o efeito das operações da cadeia de fornecimento no ambiente era um factor que tomavam em consideração na selecção de um operador. O factor chave é a colaboração; só quando a fonte e o impacto das emissões puderem ser exactamente avaliadas, os 3PLs e os seus clientes poderão tornar-se responsáveis e a cadeia de fornecimento tornar-se-á mais amiga do ambiente.

“Os 3PLs e os seus clientes devem estar abertos quanto às expectativas e capacidades, se quiserem encontrar formas inovadoras de melhorar a segurança da cadeia de fornecimento e as credenciais ambientais,” afirma Hans Hickler, CEO, DHL Global Customer Solutions. “Quando as empresas cooperam com 3PLs, há frequentemente uma agilidade de ambas as partes para aprender adequadamente as práticas actuais, desenvolver soluções conjuntas e partilhar os benefícios. Os que quiserem avançar a relação 3PL-cliente para além do que fazeme hoje serão recompensados com eficiências da cadeia de fornecimento que oferecem vantagens competitivas e satisfação dos clientes.”

Segurança da cadeia de fornecimento:
Embora 76% dos inquiridos considerem os seus operadores logísticos seguros, o inquérito revela um intervalo entre as expectativas dos clientes dos 3PLs e as suas actuais capacidades de segurança. As empresas estão a ficar cada vez mais preocupadas com os custos do cumprimento dos mandatos de conformidade desenhados para melhorar a segurança da cadeia de fornecimento perante ameaças terroristas. No entanto, ao trabalhar de perto com os operadores logísticos e estabelecer os processos certos, as empresas podem ganhar benefícios consideráveis que ajudam a reembolsar os custos e melhorar a eficiência da cadeia de fornecimento.

“Embora a imagem geral do 3PL seja semelhante à do ano passado, tornou-se claro que a cadeia de fornecimento amiga do ambiente e a segurança da cadeia de fornecimento se estão a tornar cada vez mais condutores chave para o sucesso da operações,” refere Dennis Wereldsma, Global Leader do Capgemini’s Distribution Sector. “À medida que a conformidade e regulamentação em volta das práticas verdes e de segurança se tornam mais prevalentes, os 3PLs e utilizadores que se preocupam mais com o ambiente e que podem recomendar as suas capacidades de segurança e ganhar significativas vantagens de mercado.”

Logística Integrada
Os benefícios da colaboração da cadeia de fornecimento e da integração logística podem ser enormes, mas só podem ser obtidos colocando de lado receios como a perda de controlo, visibilidade, concorrência interna e medo de ser demasiado dependente de um fornecedor de Serviços de Logística em Outsourcing. No entanto, através de acordos abrangentes que equilibram custos e riscos através do investimento dos operadores logísticos nas suas próprias ofertas de serviço, as empresas poderão começar a sentir as recompensas de trabalhar de forma mais próxima. Pela adopção de tecnologias integradas e assentes em normas abertas, as empresas vão poder aumentar a sua agilidade, diminuir os custos e garantir relações mais fortes.

De acordo com o Dr. John Langley do Georgia Institute of Technology, “o maior desafio conjunto é a criação e desenvolvimento de relações de colaboração bem sucedidas entre os utilizadores e os fornecedores de serviços logísticos. Sem um compromisso de ambas as partes não poderá haver progresso de forma a tornar a cadeia de fornecimentom mais amiga do ambiente. Mais de três quartos dos utilizadores dos operadores logísticos classificam a consolidação, encaminhamento e selecção de modos como os principais serviços com que os 3PLs podem contribuir para as estratégias verdes. No entanto, apenas 31% indicam que os seus operadores logísticos oferecem actualmente essas capacidades.”

Finalmente, a tecnologia é também prioridade para os clientes dos operadores logísticos. Os 3PLs continuam a subcontratar as comunicações pela Internet, ferramentas de visibilidade, gestão de armazém/distribuição e gestão/execução de transportes. No entanto, o intervalo entre as expectativas sobre o desempenho das tecnologias de informação e o seu desempenho persiste, sendo que apenas 38% dos inquiridos estão satisfeitos com as capacidades de fornecimento de serviços em tecnologia de informação dos seus fornecedores de operadores logisticos.

“O intervalo entre as expectativas dos clientes e as actuais capacidades de TI dos 3PLs é um desafio significativo para a indústria,” afirma Jon Chorley, Vice-presidente Product Strategy, Oracle. “Os 3PLs devem normalizar e modernizar as suas aplicações e infra-estrutura de TI para oferecerem ao mercado serviços inovadores e rentáveis, que se possam repetir. Isto aplica-se particularmente às áreas de cadeias de fornecimento ambientais e segurança da cadeia de fornecimento em que as TI são um activador chave.”

Em Foco – Empresa