4249 — NEC Portugal recebe Certificação Internacional para o seu Rádio de Cabine GSM-R

Oct 27, 2008 | Conteúdos Em Português

NEC
A NEC Portugal obteve a certificação EIRENE (European Integrated Railway Radio Enhanced Network), para o Rádio de Cabine GSM-R NEC RC450-RS, um produto concebido e desenvolvido em Portugal. A certificação EIRENE é composta por uma extensa e exigente lista de parâmetros técnicos, cujo cumprimento visa garantir a fiabilidade e a interoperabilidade dos equipamentos de rádio em qualquer rede GSM-R, de qualquer fabricante certificado.

 
Com a certificação EIRENE do Rádio de Cabine GSM-R NEC RC450-RS, a NEC Portugal vê o seu esforço e empenho recompensados. Para o responsável de Vendas e Marketing da NEC, João Paulo Fernandes, “este momento é o corolário de 20 anos de pesquisa e investigação em soluções para a Ferrovia, mas é também um ponto de viragem na estratégia da NEC Portugal enquanto fornecedor de equipamentos para Comunicações Ferroviárias. Com este produto totalmente concebido em Portugal de acordo com os standards GSM-R e certificado pelos exigentes critérios EIRENE, a NEC Portugal está pronta para abraçar o desafio da internacionalização e participar com este rádio na promoção internacional da tecnologia “made in Portugal”.

A NEC Portugal, única empresa portuguesa presente no Innotrans, recebeu a certificação EIRENE, que comprova as competências do Rádio de Cabine GSM-R NEC RC450-RS nas áreas de operação típica (comunicações de voz e transmissão de dados a bordo de veículos ferroviários); de instalação no terreno (redes GSM-R e redes públicas GSM em modo roaming); de velocidade (até 300 Km/h); de interface homem-máquina (conforme especificação do operador ferroviário português); e de ambiente de instalação (protecção à exposição directa a transmissores de rádio móveis e alimentação conforme a classe S1).

No Innotrans este rádio recebeu um feedback muito positivo dos cerca de 200 participantes que visitaram o stand da NEC Portugal, tendo sido unanimemente reconhecidas as características inovadoras e únicas do produto, bem como as vantagens diferenciadoras que revela face a outros produtos concorrentes. Durante os três dias de feira, para além da visita de representantes de empresas do meio ferroviário nacional, foram feitos vários contactos comerciais com operadores ferroviários de países como a Dinamarca, o Reino Unido, a Alemanha, o Egipto e Marrocos, entre outros, o que veio confirmar o interesse deste rádio para o mercado das comunicações ferroviárias e perspectivar algumas oportunidades de sucesso a curto prazo no mercado internacional.

Notícias