3798 — Alcatel consegue a 2ª posição em IP edge aggregation routing

Dec 9, 2005 | Conteúdos Em Português

AlcatelDurante o terceiro trimestre do ano, a Alcatel atingiu a 2.ª posição no mercado de IP edge aggregation routing, revelam dados do Synergy Research Group. O Synergy refere que a Alcatel mais do que duplicou a sua quota de mercado neste «segmento em rápido crescimento», atingindo uma percentagem de 23,6%.

Esta posição surge dois anos após a entrada da Alcatel no mercado IP, com plataformas da próxima geração. No 2.º trimestre de 2005 a Alcatel atingiu uma percentagem de 9,2% neste mercado.

«O êxito da Alcatel neste mercado, conforme bem demonstra o aumento da sua quota de mercado, tem sido mais rápido do que o dos outros concorrentes, impulsionado por um conjunto significativo de clientes globais, em posições cimeiras, todos eles utilizando a plataforma Alcatel numa série de diferentes aplicações», comentou Ray Mota, principal responsável de investigação do Synergy Research Group. Para Mota, «o mercado dos routers de IP edge aggregation, é um mercado extremamente competitivo, pelo que exige um mais elevado nível de características e funções, para que seja possível fechar os contratos».

Actualmente, mais de 90 prestadores de serviços das redes fixa e móvel, em 40 países, optaram por produtos Alcatel, «demonstrando que a Alcatel é o fornecedor de eleição de routers edge adequados para a nova vaga de serviços capazes de gerar lucro, designadamente o triple play e a rede privada virtual IP/Ethernet (VPNs )», lê-se em comunicado.

A Alcatel anunciou recentemente a implementação destes equipamentos junto de prestadores de serviços como a BT no Reino Unido, para o seu novo serviço Ethernet VLAN para as empresas em Londres; a ntl, o maior fabricante de cabos do Reino Unido, que pretende alargar o âmbito do seu negócio dos serviços Ethernet a todo o Reino Unido, marcando a sua presença com mais de 260 pontos de acesso; a KPN, na Holanda, que garante fazer chegar o serviço triple play a todo o país; a finlandesa Elisa, que anuncia a convergência entre serviços fixos e móveis; a Chunghwa Telecom, de Taiwan, para suportar o serviço triple play em todo o território; e a Turk Telecom, que seleccionou a Alcatel como integrador chave na mão para a sua rede de backbone multi-serviços IP/MPLS .

Também no 3.º trimestre, a Alcatel anunciou a disponibilidade das últimas versões da sua gama IP, com características de elevada disponibilidade, incluindo a entrega de serviço non-stop IP/MPLS e a inclusão de um novo elemento na gama disponível – o Alcatel 7250 Service Access Switch .

2005-12-09

http://www.alcatel.com

Em Foco – Opinião