3957 — Compras Electrónicas geram poupanças de 30%

Feb 7, 2006 | Conteúdos Em Português

PNCE - Balanço do 1.º anoUm ano depois de ser implementado, o Plano Nacional de Compras Electrónicas (PNCE) gerou uma poupança média de 30% (na área intervencionada), na ordem dos 4,2 milhões de euros, só no que respeita à componente preço do produto – em 14 milhões de euros negociados. O balanço divulgado no portal do Governo para as Compras Públicas dá ainda conta de vários projectos-piloto em fase de generalização, com um nível de adesão que se situa nos 370 organismos envolvidos (1.178 utilizadores).

Estão criadas Unidades Ministeriais de Compras nos ministérios do Trabalho e Solidariedade Social, da Educação, das Finanças e Administração Pública, das Obras Públicas Transportes e Comunicações, da Justiça e da Agricultura Desenvolvimento Regional e Pescas. A Presidência de Conselho de Ministros e o Ministério da Saúde estão em processo de criação.

Entre outros projectos estruturantes em desenvolvimento encontram-se o lançamento de novos Acordos-Quadro e o desenvolvimento do modelo tecnológico de suporte às compras públicas electrónicas. Já disponível está o serviço de alertas de anúncios de procedimentos aquisitivos por SMS, com o qual os utilizadores recebem no seu telemóvel informações sobre os anúncios que deram entrada no Compras.gov.pt .

2006-02-06

Em Foco – Pessoa