1015 — Sites portugueses estão mais lentos

Nov 15, 2002 | Conteúdos Em Português

A lentidão agrava-se como principal deficiência de 71,4% dos sites portugueses, revela o terceiro estudo sobre a qualidade dos Websites portugueses, realizado pela Compuware. A situação agravou-se desde Janeiro de 2001 e afecta todos os sectores abrangidos pelo estudo.

O principal destaque vai para a forte deterioração verificada no sector das telecomunicações, onde a lentidão duplicou em Outubro de 2002, em relação aos níveis do início de 2001. Os sectores mais afectados são as telecomunicações (90,3%), distribuição (86,5%), portais e ISPs (80,7%), administração pública (66,5%), sector financeiro (55,8%) com as viagens a obter 85,5% e o desporto 75%.

A perda de atributos das páginas Web, como a inexistência de parâmetros de altura e largura de imagens, continua a ser a principal deficiência dos sites portugueses, pois 53,9% dos Websites analisados apresentam este problema. A perda de atributos incide mais na capacidade de se efectuar o download correcto das páginas por parte de um grande número de navegadores, dando lugar a um grande alongamento do tempo necessário para o download das mesmas.

A lentidão provoca tempos de espera para o utilizador de 20 segundos ou mais. Segundo dados da Compuware , quase metade dos utilizadores abandonam a página Web que consultam no caso de uma demora igual ou superior a 20 segundos. Por outro lado, apenas um quarto dos utilizadores que suportam esta demora voltam a visitar a mesma página.

A estes problemas acresce a ruptura de links internos, ou a ausência ou perda de títulos de páginas.

O estudo da Compuware revela que a operacionalidade dos Websites portugueses mantém-se limitada por elevados índices de deficiências que afectam directamente a capacidade de navegabilidade dos utilizadores que as consultam.

2002-11-15

Relatórios – Telecom
Notícias – Indústria
Em Foco – Opinião
Lazer e Consumo