1019 — ETHICOMP 2002 – Ética nos Sistemas de Informação

Nov 18, 2002 | Conteúdos Em Português

Imagem ETHICOMPDurante três dias (13-15 Novembro), quase uma centena de investigadores e académicos debateram a questão da ética nos Sistemas de Informação. A Conferência Internacional ETHICOMP, organizada pela Universidade Lusíada em colaboração com as universidades De Montfort, no Reino Unido, de Southern Connecticut e East Tennessee, nos Estados Unidos, centrou-se na “Transformação das Organizações na Era da Informação: Implicações Sociais e Éticas”.

Na sexta edição, a ETHICOMP é reconhecida como um evento pioneiro em matéria de ética nos Sistemas de Informação computorizados. Realizando-se a cada dezoito meses, este ano reuniu nos auditórios da Universidade Lusíada, em Lisboa, especialistas em Sistemas de Informação e Comunicação oriundos de mais de vinte países.

Enquadrando-se no contexto das profundas alterações sociais resultantes dos avanços nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a conferência procurou avaliar o impacto da utilização das TIC pelas organizações na ética global. Em foco estiveram as implicações no sistema legal e normas sociais geradas pelas reestruturações tecnológicas nas organizações empresariais, governamentais ou de áreas como a saúde, educação e sociedade.

A ETHICOMP estruturou-se em várias sessões paralelas, submetidas a duas temáticas centrais: “Organizações, Práticas e Regulamentações” e “Educação, Conceitos e Comunicação”. As apresentações incidiram num vasto conjunto de campos de investigação sobre estas matérias, desde a qualidade do software face ao interesse público, às emoções na Internet ou direitos de propriedade dos conteúdos;

De salientar as intervenções sobre a tendência nómada da sociedade da informação; papel da Mulher nas TIC; modelos éticos para a engenharia do software; valor humano nos Sistemas de Informação para a protecção de dados; ética na propriedade intelectual; ética nos meios multi-culturais; influência da Internet nos países não-ocidentais e efeitos da cultura digital.

Segundo Isabel Alvarez, directora local da conferência, «os painéis foram seleccionados entre um conjunto de papers sujeito à avaliação dos membros da Comissão do evento, cabendo aos docentes portugueses a responsabilidade sobre oito dos 74 papers aprovados».

A assistir ao evento estiveram interessados dos meios académico e científico, bem como representantes de instituições e organizações ligadas às TIC – como a ANACOM, Instituto de Informática ou Fundação para a Ciência e Tecnologia e empresas dos sectores da Comunicação, Tecnologias de Informação e Banca.

A próxima edição da ETHICOMP realiza-se em Abril de 2004, na Grécia.

Por Gabriela Costa
([email protected])

2002-11-15

http://www.lis.ulusiada.pt/ethicomp

Dossiers-Eventos Especiais
Em Foco – Projecto