1050 — Azlan Group PLC Anuncia Resultados

Nov 18, 2002 | Conteúdos Em Português

azlanLisboa, 18 de Novembro de 2002 – Azlan Group PLC, o grupo pan-Europeu líder em soluções de networking, anuncia os seus resultados dos últimos seis meses, terminados a 30 de Setembro de 2002.

O Grupo opera no sector das redes de telecomunicações do mercado tecnológico. Tem três divisões, Distribuição de Produtos, Formação e Serviços funcionando em 15 países Europeus.

Destaques:

– Receitas do grupo de £298.6 milhões (2001: £298.3 milhões)
– Lucros brutos de £7.3 milhões (2001: £8.0 milhões)
– Lucros brutos e items extra de £6.2 milhões (2001: £8.0 milhões)
– Ganhos por acção de 4.6p (2001: 5.4p)
– Dividendo provisório de £0.7p por acção (2001: zero)
– Fluxo de dinheiro líquido de £2.9 milhões antes do pagamento de £7.7 milhões (incluindo os custos da aquisição e os balancetes de caixa adquiridos) pela Divisão Europeia de Formação da Horizon Technology Group plc (2001: £9.1 milhões)
– Forte balancete com fundos líquidos de £84.8 milhões (31 Março 2002: £78.3 milhões) e lucros líquidos de £10.0 milhões (31 Março 2002: £14.9 milhões)

Comentando os resultados, Barrie Morgans, Presidente, afirma:

“As condições do mercado, especialmente do negócio de Formação, permaneceram desafiantes com uma pressão de preço contínua, e prevê-se que permaneça difícil até ao final do ano. Os negócios de Produto e Serviços mostraram alguma elasticidade reflectindo os benefícios da nossa variada base de clientes, da nossa vasta cobertura Europeia e longa relação com os fabricantes. Dando continuidade á força da nossa folha de balanço e fluxo de dinheiro, temos o prazer de restabelecer o dividendo declarando um dividendo provisório de 0.7p por acção. Pretendemos continuar com uma política progressiva de dividendo daqui para a frente.

Acreditamos que o nosso forte modelo operativo Pan-Europeu e a nossa forte posição de vendas deixa-nos bem posicionados para um futuro crescimento de lucros.”

Panorama Geral
Estes resultados foram alcançados num cenário de actividade comercial com condições difíceis em quase toda a Europa, que tem sido particularmente evidente no negócio da Formação, onde não houve melhoramentos desde Março.

Resultados
O valor de negócios do Grupo no período foi de £298.6 milhões (2001: £298.3 milhões). 74% do nosso valor de negócios é proveniente da Europa Continental (2001: 73%)

Os lucros brutos do Grupo no período foram de £7.3 milhões (2001: £8.0 milhões). Os lucros divididos por acção foram de 4.6p (2001: 5.4p)

Dividendos
Examinámos a nossa política de dividendos e concluímos que com a contínua força da folha de balanço e geração de lucro positivo, é apropriado readmitir o dividendo. O quadro de directores declarou um dividendo provisório de 0.7p por acção pagos a 31 de Janeiro de 2003 aos accionistas registados até ao encerramento do negocio a 3 de Janeiro de 2003.

Continuaremos a investir no negócio e nível dos dividendos irão reflectir isso e a subjacente performance operacional do Grupo.

Revisão do Negócio
O valor do negócio do nosso comércio de Distribuição de Produto aumentou 1% para £267.8 milhões (2001: £265.3 milhões) com a contribuição de £20.7 milhões (2001: £21.9 milhões). Manter as receitas em linha no primeiro período do ano foi uma performance honrosa, dadas as condições do mercado, e permanecemos o parceiro de distribuição numero um para a Cisco na Europa e outros nossos grandes parceiros de vendas. No entanto, tem havido pressão de preços em toda a Europa, o que é reflectido na redução de margens desde a segunda metade do ano passado, de 12.9% a 11.8% nesta metade do ano. Continuamos a aumentar as nossas capacidades de telefonia e portfolio de vendas.

O valor de negócios do comercio de Formação diminuiu 17% para £18.2 milhões (2001: £21.8 milhões) com a contribuição de £0.7 milhões (2001: £2.3 milhões). A redução de gastos corporativos na formação de TI continuou na primeira metade do ano. No ano passado reduzimos 49 quadros e no início deste ano financeiro foram implementadas mais reduções de custos, resultando num decréscimo de 65 quadros. Estes gastos provocarão grandes poupanças ao longo do ano de aproximadamente £4 milhões antes dos gastos extra. Além disso temos alcançado rendimentos gerindo recursos numa vasta base Europeia incluindo partilha de formadores e equipamento através da Europa.

A 28 de junho de 2002 adquirimos a Divisão de Formação Europeia da Horizon Technology Group plc por um custo máximo de £7.4 milhões. Esta aquisição foi agora totalmente integrada com as já existentes operações da Azlan e estabeleceu claramente a Azlan como o fornecedor numero um em formação Cisco na Europa.

Continuámos a investir no negócio da Formação. A 22 de Outubro adquirimos, da liquidação da Landis ICT Group GmbH, uma pequena divisão de formação da Microsoft na Alemanha por £0.13 milhões. Esta aquisição aumentará a nossa oferta Pan-Europeia em formação Microsoft para além das nossas capacidades Cisco Pan-Europeias e proporciona uma oportunidade para o nosso negócio de formação crescer na Alemanha. Além disso, estamos a desenvolver a nossa capacidade de E-learning e construímos um portfolio de cursos Cisco e Microsoft ao vivo, e entramos numa Parceria Europeia com a KnowledgeNet para proporcionar E-learning em ritmo individual.

O valor do negócio do nosso comércio de Serviços cresceu de 12% para £12.6 milhões (2001: £11.2 milhões) com a contribuição de £0.8 milhões (2001: £0.6 milhões). Continuamos a ter sucesso em promover a procura de serviços de suporte oferecidos junto com o nosso negócio de distribuição.

Items Excepcionais
Como já foi divulgado, em 1994 a Comissão Europeia alterou o seu imposto para o equipamento de networking classificando muitos destes produtos como produtos de telecomunicações que por isso atraem uma maior taxa. O Tribunal Europeu de Justiça em Maio de 2001 alterou esta classificação, o que quer dizer que a Azlan foi sobrecarregada de deveres entre Março de 1995 e Dezembro de 1999. Como resultado temos submetido créditos num total que excede os £8 milhões. £1.8 milhões destes créditos foram recebidos no período e mais 31.7 milhões foram recebidos em Outubro de 2002. Ambas estas receitas são identificadas separadamente como items excepcionais no período de resultados.

Os custos de restruturação que ocorreram no período foram de £2.4 milhões.

Balance Sheet
A nossa folha de balanço permanece forte com recursos líquidos de £84.8 milhões (31 de Março 2002: £14.9 milhões). O fluxo financeiro de dinheiro líquido na primeira metade foi de £2.9 milhões antes da aquisição da Horizon European Training Division (2001: £9.1 milhões).

Neste período investimos £1.2 milhões em despesas de investimento (2001. £4.5 milhões), incluindo cerca de £0.5 milhões no negócio da Formação.

Perspectivas
As condições de mercado, particularmente para o negócio da Formação, permaneceram desafiantes com uma pressão contínua de preços e prevê-se que permaneça com dificuldades até ao final do ano. Os negócios de Produto e Serviços demonstraram alguma elasticidade reflectindo os benefícios da nossa vasta base de clientes, grande cobertura Europeia e estreitas relações com os fabricantes. Dado a força contínua da nossa folha de balanço e um fluxo de receitas positivo, temos o prazer de restabelecer o dividendo declarando um dividendo provisório de 0.7p por acção. Pretendemos prosseguir com uma política de dividendos progressiva.

Acreditamos que o nosso forte modelo de operações Pan-Europeu e forte posição de vendas deixa-nos bem posicionados para um futuro crescimento de lucros.

Sobre a Azlan
Azlan Group Plc é um grupo de soluções pan-Europeu funcionando no sector das comunicações de networking. Actualmente a Azlan funciona como uma das maiores organizações de formação certificada independente, na Europa, especializada em autorizar formação técnica de networking para fabricantes líderes de TI, com 186 salas de formação em 31 locais em 13 países. O centro de formação emprega cerca de 200 formadores qualificados, que estão aptos a dar formação em 20 línguas, e é uma das maiores empresas de formação Cisco, Microsoft, Novell, Nortel, GTS e Lotus.
Além disso, a Azlan proporciona formação adaptada, consultodoria e soluções de outsource completas para grandes empresas, governo e clientes TI.

http://www.azlan.com

Dossiers-Empresas