1156 — INSAT lança livro dedicado ao e-Business

Nov 21, 2002 | Conteúdos Em Português

livroO livro ‘Estratégias de e-Business em Portugal’ , da autoria de Aristides Meneses, Casimiro Santos e Elisabete Lucas, foi hoje apresentado na Torre do Tombo, em Lisboa. Servir de base de informação para gestores de empresas que pretendam começar ou dar continuidade aos seus negócios electrónicos é a principal finalidade da obra.

Antes de mais, os autores salientam que o livro não pretende ser conclusivo, dando maior relevância à componente informativa. O objectivo primordial é, assim, mostrar o que tem sido feito em Portugal na área do e-Business , qual a estratégia que tem sido seguida pelas organizações, como tem sido implementada e quais os resultados.

A obra está dividida em duas partes principais: a primeira focando os aspectos tecnológicos subjacentes ao conceito e projectos de e-Business (com uma abordagem mais ou menos teórica, onde se referem as tecnologias envolvidas, as vantagens e desvantagens ou as suas implicações nas empresas); e a segunda parte, onde se apresentam casos práticos de investimento em negócios electrónicos por parte de organizações que actuam no nosso país.

Sobre o enquadramento do livro na actualidade, Casimiro Santos, co-autor, declarou que “um dos aspectos mais salientes do conjunto de projectos de e-Business actuais é que a prioridade deixou de ser a tecnologia e passou a ser o negócio, a qualidade do serviço e a criação de valor para os clientes”.

Os autores da obra pertencem todos à INSAT, sendo que Aristides Meneses é o fundador e director geral da empresa, director do Market Report – Tecnologias de Informação (publicação quinzenal da empresa) e também presidente da UniWeb (um projecto de e-Learning). Elisabete Lucas é analista na INSAT, directora de marketing da UniWeb e editora do e-Business Report. Casimiro Santos é também analista na INSAT, administrador da UniWeb e editor do Market Report Tecnologias de Informação .

O livro hoje lançado pela INSAT é patrocinado pela SOL-S e inclui depoimentos sobre e-Business de responsáveis de empresas como o Banco Best, o Banco de Investimento Global, a UniWeb, o Instituto Superior de Gestão e o pmelink.pt .

O livro “Estratégias de e-Business em Portugal” já se pode encontrar nas principais livrarias do país. Custa 20 euros.

Por Laura Ramos
([email protected])

2002-11-21

http://www.insat.pt

Biblioteca
Em Foco – Opinião