1178 — Oracle e HP reforçam aliança global ao disponibilizarem o Oracle9i Application Server em plataformas HP

Nov 25, 2002 | Conteúdos Em Português

A Oracle Corporation, a maior empresa de software empresarial do mundo, e a HP, acabam de anunciar a realização de um acordo mundial com validade de três anos para desenvolver, comercializar e oferecer soluções de middleware baseadas no Oracle9i Application Server em plataformas HP.

Este anúncio vem reforçar o relacionamento existente entre a Oracle e a HP, o qual tem vindo a produzir soluções de infra-estrutura testadas, comprovadas e fiáveis aos clientes empresariais. O acordo foi elaborado para simplificar a criação e integração de aplicações empresariais e Web Services nos sistemas Linux, Unix, Microsoft Windows e em sistemas baseados no processador Intel Itanium com soluções compostas pelo Oracle9i Application Server, baseado em J2EE, testadas e optimizadas por ambas as empresas.

Sob os termos do novo acordo, a Oracle passará a ser um parceiro estratégico de servidores aplicacionais para a HP. Do mesmo modo, a HP passa a ser um parceiro de plataforma preferencial para o Oracle9i Application Server.

Especificamente, a HP irá disponibilizar aos clientes que adquirirem sistemas HP-UX, ou servidores HP ProLiant, standards da indústria para Linux e Microsoft Windows, uma versão especial e gratuita do Oracle9i Application Server, que inclui o servidor J2EE 1.3 Standard Edition. Os clientes de ambas as empresas receberão da Oracle suporte complementar, até cinco incidentes, para esta versão gratuita do Oracle9i Application Server.

A Oracle e a HP também oferecerão suporte técnico cooperativo aos clientes que adquirirem contratos de suporte. Centenas de representantes de vendas e consultores técnicos da HP irão receber formação sobre o Oracle9i Application Server. Como parte desta oferta, a HP contará com a sua própria experiência na implementação do Oracle9i Application Server, internamente.

De acordo com Charles Rozwat, Vice-presidente Executivo de Tecnologias de Servidor da Oracle Corporation “ao oferecermos o Oracle9i Application Server com os servidores HP-UX e ProLiant, os nossos clientes vão poder instalar com maior facilidade uma solução de middleware económica e altamente escalável. A abrangência do Oracle9i Application Server possibilita às empresas simplificar e consolidar a sua infra-estrutura de middleware. Esta nova iniciativa com a HP oferece soluções fáceis de implementar, económicas e de grandes benefícios nas melhores plataformas de hardware HP aos clientes de ambas as empresas no mundo inteiro”.

Desta forma, a cargo da Oracle irá ficar o suporte da suite de software HP OpenView, como uma plataforma estratégica de gestão para os clientes que possuam o Oracle9i Database e o Oracle9i Application Server, já que esta fornece ferramentas que facilitam a gestão das suas soluções de infra-estrutura de TI.

As empresas também trabalharão juntas no desenvolvimento de uma integração exclusiva entre o HP OpenView e a plataforma Oracle. Refira-se que a Oracle está, neste momento, a estabelecer um laboratório de desenvolvimento para o HP-UX, a fim de garantir que os novos e avançados recursos do Oracle9i Application Server estejam disponíveis aos clientes HP, como parte da primeira distribuição do produto em plataformas Unix. Além disso, a Oracle utilizará os servidores standard da indústria HP ProLiant e RISC para o desenvolvimento dos produtos.

Como resultado do acordo firmado, os clientes de ambas as empresas poderão ainda aproveitar a poderosa combinação do software de infra-estrutura Oracle em hardware HP para criar aplicações J2EE de missão crítica e Web Services escaláveis, fiáveis e seguros. Os clientes têm a opção de implementar o Oracle9i Application Server em diferentes sistemas operacionais suportados pela HP, incluindo o HP-UX 11i, o Linux e o Microsoft Windows 2000.

Para Peter Blackmore, Vice-Presidente Executivo do Grupo de Sistemas Empresariais da Hp, “o anúncio de hoje suporta o objectivo da HP de fornecer aos clientes que querem Oracle, de ponta a ponta, uma solução de middleware altamente escalável e económica, que irá dar-lhes condições para competir na economia actual”.

Benchmark comprovado de preço-performance aumenta o valor para o cliente
A HP e a Oracle atingiram o melhor resultado de preço/performance para o benchmark Standard Performance Evaluation Corporate Java Application Server (SPECjAppServer2001) na categoria de MultiNode (2). Através da execução do Oracle9i Application Server Release 2 e do Red Hat Linux Advanced Server 2.1 em servidores HP ProLiant ML530, a HP e a Oracle forneceram um resultado de preço-performance de 558,85 BOPS (business operations per second ou operações de negócios por segundo), com preço de US$ 389,53/BOP.

O SPECjAppServer2001 é um benchmark standard, desenvolvido para medir o desempenho dos servidores aplicacionais J2EE. Para obter mais detalhes sobre esse benchmark, visite o site http://spec.unipv.it/osg/jAppServer2001/.

Dossiers-Empresas