1207 — Moderação e optimismo no encontro de Call Centers e CRM Solutions

Nov 26, 2002 | Conteúdos Em Português

Pedro Quintas, director geral da Altitude Software e Pedro Champalimaud, director geral do E.S. Contact Center mostram-se cientes da conjuntura negativa actual, mas confiantes numa reviravolta do mercado a médio prazo. O Centro de Contacto falou com os dois responsáveis no decorrer do segundo dia da 4ª edição do Salão Profissional Call Centers e CRM Solutions , onde participaram numa acção de formação sobre “A Implementação de um Contact Center”.

O cepticismo é porventura o substantivo que melhor classifica o sentimento que assola os responsáveis das empresas neste momento de conjuntura negativa. É preciso saber responder à “crise” e a área dos Call Centers acaba por ser, muitas vezes, sacrificada pelos dirigentes das empresas, como defende Pedro Champalimaud. Na sua opinião “esta é a solução mais fácil”, uma vez que o sector dos Call Centers, juntamente com o da publicidade e o dos gastos gerais de logística, são muitas vezes vistos como “sectores marginais”. Para este profissional, o desafio de quem dedica a vida a este sector é “encontrar uma solução que justifique claramente o investimento feito”.

Pedro Quintas, defende o mesmo ponto de vista: “as grandes empresas têm os seus budgets de mercado completamente esmagados, o que faz com que hoje tenhamos muito mais trabalho em convencer os nossos clientes a instalar novo software, mais apropriado às suas necessidades”. Para colmatar esta dificuldade acrescida, o representante da Altitude Software garante que “o segredo está na partilha da visão de futuro com os clientes”, que passa por uma estratégia que leve em conta a conjectura global, mas também a situação concreta de cada caso particular.

As caras das duas empresas não têm, contudo, uma visão derrotista do futuro, encaram os próximos tempos como um desafio que tem de ser vencido. A frase de Pedro Quintas ilustra bem a forma como ambos olham para o presente: “é preciso saber viver quer nos tempos fáceis, como nos difíceis”. Para o conseguir, Pedro Quintas e Pedro Champalimaud preferem sublinhar os factores positivos. O responsável da Altitude Software relembra que o mercado continua “muito activo”, enquanto Pedro Champalimaud dá ênfase ao “muito espaço que ainda existe no mercado por ocupar”.

2002-11-26

Dossiers-Dossiers Especiais