1215 — Customer Lounge é palco de lançamentos na área das telecomunicações

Nov 27, 2002 | Conteúdos Em Português

Vista geral do Customer Lounge - 12.º Congresso das ComunicaçõesParalelamente ao 12.º Congresso das Comunicações, estão reunidas no Customer Lounge algumas das principais empresas do sector, que patrocinam ou apoiam o evento. Entre as maiores das telecomunicações, a oportunidade está a ser aproveitada para divulgar novos produtos e serviços .

A PT marca este ano presença apostando na expansão da banda larga. Com demonstrações, ao longo dos três dias do evento, das suas mais recentes soluções para os vários segmentos de mercado – Empresariais, PME’s, SoHo e residenciais -, a empresa tem em exposição soluções Internet desenvolvidas para públicos alvo. Por exemplo, os Kits Telepac ADSl.pt. para os profissionais liberais, micro empresas e PME’s, o Sapo ADSL.pt para o mercado residencial, o Netcabo, a TV Interactiva e os produtos “estrela” WirelessOffice (PrimeOffice in @box) e WirelessHomeOffice e ainda as soluções Móveis da TMN para a banda larga – UMTS e acesso Internet via GPRS .

A TMN tem ainda o NMS (serviços de mensagens multimedia, texto, som e imagem para envio de mail), o SIM Smart Kit, VPN´s (Redes Privativas de Voz) e muitos modelos de telemóveis. Recorrendo à cobertura de rede UMTS instalada no recinto da exposição com o apoio da Ericsson, a TMN disponibiliza dois conjuntos de terminais que permitem aos participantes experimentar as funcionalidades deste serviço de terceira geração.

De destacar também a nova oferta ADSL Wireless – o escritório sem fios – que vem facilitar a utilização da Internet e ajudar as empresas a promover os seus negócios, reduzindo custos. Está ainda disponível o MID – Marconi Internet Direct , serviço de acesso internacional à Internet.

«Consciente das suas responsabilidades sociais», segundo Eugénia Dimas, do Gabinete de Comunicação da Direcção de Gestão do Conhecimento da PT, a empresa lançou dois novos produtos, o PT Mutatis e o PT Conversas – terminais de emergência para idosos, deficientes motores e deficientes auditivos.

Por sua vez, a Vodafone está a marcar uma forte presença, com a demonstração do serviço Vodafone Live, lançado este mês no mercado. Segundo Miguel Caridade, gestor de produto Vodafone Live , «pretendemos divulgar as várias componentes do serviço que integram este conceito inovador no mundo das comunicações móveis».

O conceito Vodafone Live assume-se como uma nova maneira de comunicar que, para além de disponibilizar os serviços habituais, transporta o cliente Vodafone para a comunicação através de cor, imagem e som.

Este serviço assenta em quatro conceitos fundamentais: mensagens Multimedia (MMS), a que se juntou um álbum Multimédia, toques polifónicos, jogos Java e um portal Vodafone Live. Como adianta Miguel Caridade, «ainda não tinha sido oportuno lançar no mercado, por exemplo, a tecnologia de toques polifónicos ou a dos jogos Java, mas já as temos há algum tempo». A novidade reside no conjunto do terminal Vodafone Live , que está adaptado a estes serviços e nos conteúdos disponibilizados – por exemplo, cerca de mil toques polifónicos e mais de cem jogos disponíveis a cores.

O primeiro impacto no mercado deste novo terminal pode ser avaliado a partir do volume de vendas, «que tem sido muito positivo, atendendo ao custo deste telefone» (499 euros). Além disso, os consumidores estão a manifestar bastante interesse pelo conceito Vodafone Live , revelando «muita vontade de experimentar as suas funcionalidades.

Os equipamentos que suportam este serviço são, nesta fase de lançamento, o Sharp GX 10, o Panasonic GD 87 e o Nokia 7650 . Todos eles têm câmara incorporada, um requisito essencial para atender a este conceito, que visa captar o momento, de forma inesperada.

Para além desta grande novidade, a Vodafone está a realizar breves demos da 3.ª geração móvel, com demonstrações da rede 3G de serviço streaming , serviço de Internet e serviço de Vídeotelefonia.

Por Gabriela Costa

([email protected])

2002-11-28

Dossiers-Plano Editorial