1217 — Profissionais aprendem técnicas de atendimento por email – 27 de Novembro

Nov 28, 2002 | Conteúdos Em Português

A acção de formação do terceiro dia do Salão Profissional de Call Centers e CRM Solutions abordou o tema das “Técnicas de Atendimento através de eMail“. Francisco Morais Sarmento, gestor de conteúdos, consultor de internet e formador, explicou a cerca de 20 profissionais a importância da qualidade dos conteúdos, da redacção dos emails e da rapidez de resposta.

Francisco Morais Sarmento identifica como principais dificuldades do atendimento por email a falta de organização das empresas que “ainda não conseguem dar uma resposta em tempo útil ao cliente” e a falta de qualidade que muitos dos profissionais ligados ao atendimento reflectem, sobretudo ao nível da escrita.

Falando para profissionais do sector automóvel, da banca e dos seguros, o formador fez notar a necessidade de se olhar para a internet enquanto instrumento de liberdade. “Se as empresas não a interpretam como tal, os clientes optam pela concorrência”, assegura.

Fazendo o balanço da acção, Francisco Morais Sarmento considerou a formação útil, sobretudo devido à troca de experiências totalmente antagónicas: “se é verdade que existem empresas que já utilizam a internet com uma visão estratégica, também não se pode negar a existência de algumas dificuldades para implementar essas soluções, sobretudo nas empresas mais antigas que apresentam maior falta de flexibilidade”.

Apesar do presente incerto, o formador tem uma “visão positiva” da economia digital e encara o futuro “com optimismo”.

Por Catarina Tavares
([email protected])

2002-11-27

Dossiers-Dossiers Especiais