1232 — PORTUGAL ATRAVESSA FASE CRUCIAL EM QUE O ESTADO É TRAVÃO DA ECONOMIA

Dec 2, 2002 | Conteúdos Em Português

António Borges foi o convidado de honra do jantar debate do 12.º Congresso das Comunicações da APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações), que decorreu ontem à noite no Convento do Beato, em Lisboa.

Afirmando que era a primeira vez que participava no evento da APDC, o responsável da Goldman Sachs, começou por sublinhar o reconhecimento de que se trata de “um dos grandes momentos da nossa cena económica”.

Propondo-se falar da importância económica do sector das comunicações e das formas de encarar e ultrapassar o actual momento de crise, António Borges relembrou que “as pessoas que estão nesta sala têm importantes responsabilidades com o futuro” e descansou os presentes afirmando que num cenário de crise mundial, “Portugal está menos mal”.

A nível mundial “vivemos hoje uma situação de dificuldade que em certa medida é uma transição natural depois de uma década de expansão”. António Borges relembrou que na década de 1990 se viveu um período de “crescimento recorde”, em que se assistiu a um constante ultrapassar das expectativas, “muito além daquilo que se pensava possível”. E tudo graças a “um aumento exponencial da competitividade sempre muito ligada à inovação e à tecnologia”.

Os EUA são o exemplo acabado desta situação, e o responsável da Goldman Sachs sublinha a existência de um indicador muito importante: “um crescimento a um ritmo muito rápido e com muito pouco investimento. “Nomeadamente nos EUA cresceu-se com pouca poupança, com pouco investimento, mas com ganhos de eficiência enormes, e muito graças à tecnologia”.

A produtividade depende directamente dos níveis de inovação

E se do outro lado do Atlântico se mantêm níveis de produtividade elevados isso é apenas porque existe “uma necessidade constante de substituir as formas tradicionais de trabalho”, que obriga a constantes inovações.

O problema é que toda esta situação acabou “por ser levada longe demais”. “Em 1999/2000 houve muitos excessos e principalmente de confiança que deixou que fossemos longe demais”. E o sector das telecomunicações acabou por ser um dos mais afectados com a crise que se instalou.

Agora resta “aguentar uma fase de travagem para depois podermos recomeçar de forma mais sólida”. E António Borges deixa o alerta: “Mas há uma coisa que não podemos perder de vista, sob o risco de deixarmos passar a oportunidade, estamos numa fase de mudança!”.

Para os mais cépticos, o responsável da Goldman Sachs deixou a previsão de que “vamos ser surpreendidos pela capacidade da nova economia se afirmar”. Exemplo disso, reforçou, são os elevados níveis de produtividade que se continuam a viver nos EUA, mesmo com o abrandamento do investimento.

Passando para uma perspectiva nacional da crise, António Borges afirmou que a situação vivida pelos norte-americanos encontra paralelo em Portugal no momento em que o nosso País entrou na União Europeia e a perspectiva de adesão ao Euro passou a ser uma certeza. “Estávamos numa fase de confiança em nós próprios, que se modificou radicalmente com a entrada para o Euro, a partir desse momento passamos para uma situação em que o nosso nível de endividamento pode ser maior, o que nos abriu novas oportunidades”.

O economista recordou que entrámos “numa fase de desgoverno em que passámos a viver acima das nossas possibilidades”, as despesas foram tantas e os níveis de endividamento do País subiram de tal forma, que só se estranha que o FMI não tenha intervido. Gastou-se dinheiro em “despesas pouco produtivas” e “investimentos mal orientados”. E, afirmou António Borges, “este é um ponto fundamental, porque o novo paradigma não é avaliado pelo quanto se investe, mas pela qualidade do investimento”.

Portugal está vulnerável porque andou a perder competitividade

A nível empresarial, o cenário não é mais optimista. “Estamos muito mais vulneráveis porque andamos a perder competitividade. Se hoje à nossa volta vemos tanto pessimismo é porque as empresas estão hoje muito frágeis pela perda de competitividade”. Além disso, temos empresas economicamente debilitadas e que “não tem onde ir buscar apoio financeiro”, principalmente porque o mercado de capitais foi uma das maiores vítimas de uma década de excessos. E as empresas têm grandes responsabilidades nesta situação.

Para António Borges, “as empresas portuguesas trataram muito mal o mercado. Não souberam apresentar o mínimo de rigor que desse segurança ao investidor, nem souberam aceitar a soberania do investidor”.

“Quem está em défice e em situação financeira precária não é só o Estado, mas também as empresas… a descapitalização do País é uma situação generalizada”, sublinhou o economista, para quem a única saída desta situação passa “pela venda de activos”. Não admira, portanto, que se instale a preocupação com a mudança dos centros de decisão.

Apesar do quadro negro traçado, António Borges é um optimista e considera que “nem tudo está perdido”, que ainda vamos a tempo da recuperação económica. Mas para isso é preciso que o País não mantenha um elevado nível de endividamento externo, que trave os hábitos de consumo e que regresse “à sua modesta situação”.

Numa visão mais politizada da situação, António Borges criticou o clima de “crispação” que se vive no País, o qual não permite “lucidez” no diálogo e na resolução dos problemas. “Temos que tentar construtivamente encontrar soluções”.

Estado funciona como travão da economia

E nenhuma solução será possível sem uma reforma do Estado, “sem uma modernização efectiva do Estado”, porque é patente a forma como a sua actuação afecta negativamente a economia e a perda de eficiência das empresas. “Enquanto o Estado continuar a absorver recursos irá funcionar como um travão para a economia”, frisou o economista que criticou ainda as ameaças de greve geral quando, na sua opinião, o que pode estar em causa são os próprios postos de trabalho.

Quanto a soluções, António Borges aconselhou que se acompanhe “rapidamente este novo paradigma da inovação tecnológica” e que se aposte “na qualificação e no capital humano, a pensar no grande mercado da Europa”.

Especificamente para os presentes relembrou que as “telecomunicações são um sector com empresas sólidas, com bons exemplos de gestão e internacionalização”. Mas para que a recuperação económica seja efectiva é necessário “força financeira”, pelo que é fundamental ter bons parceiros, mas também é preciso ter em atenção para “saber se os nossos melhores aliados não serão também a nossa maior ameaça”.

Para o economista, estamos a atravessar “um momento crucial da história do nosso país”, alcançamos “uma grande vitória” ao entrar no pelotão da frente do Euro. Mas subsistem algumas dúvidas: “não sei se seremos capazes de acompanhar o que se passa por essa Europa fora”.

A terminar, António Borges deixou o repto: “Julgo que temos todos muito a fazer e não há tempo a perder”.

Dossiers-Empresas