1275 — IBM DISTRIBUI WEBSPHERE VERSÃO 5, UM SOFTWARE DE INFRA-ESTRUTURA ABERTA PARA O E-BUSINESS ON DEMAND

Dec 3, 2002 | Conteúdos Em Português

A IBM acaba de anunciar a disponibilidade do novo software de infra-estrutura WebSphere para o e-business on demand.

O IBM WebSphere Application Server, versão 5, e o seu ambiente de desenvolvimento, o WebSphere Studio, versão 5, fornecem a infra-estrutura baseada em padrões para integrar processos de negócio em toda a empresa e com os parceiros, fornecedores e clientes. Esta integração mais estreita permite que os empresários criem um ambiente de desenvolvimento de aplicações mais produtivo, utilizem da melhor maneira os recursos computacionais e ofereçam a confiança, segurança e desempenho que são proeminentes nas transacções de grandes volumes. Semelhantes capacidades são a chave para o e-business on demand, através das quais as empresas podem, efectivamente, sentir e responder às alterações das condições do mercado.

O WebSphere servirá de plataforma universal subjacente para todo o software on demand da IBM, fortemente integrado com o DB2, o Tivoli e o Lotus. A versão 5 inclui o suporte mais completo do sector para padrões de serviços Web, uma das partes-chave do ambiente aberto on demand. Este novo suporte sofisticado para computação autonómica ajuda os clientes a desenvolver e a gerir a sua infra-estrutura, bem como a tornar as aplicações constantemente disponíveis, a optimizar o desempenho e a diminuir os custos administrativos.

Novas tecnologias de computação autonómica melhoram a disponibilidade e o desempenho
O WebSphere oferece novas características autonómicas, permitindo que o e-business on demand diminua o custo de administração e melhore o tempo de resposta, através da criação de uma infra-estrutura segura e de auto-gestão. O software irá oferecer melhor escalabilidade, desempenho e segurança bem como reduzir a necessidade de intervenção humana, o que ajuda os clientes a encarar a falta de especialistas de TI em todo o mundo.

As características autonómicas do WebSphere Application Server versão 5 são a base do princípio da computação em grelha, o que permite às empresas melhorar as eficiências operativas, aumentar a disponibilidade e maximizar os recursos informáticos partilhando o poder computacional através dos sistemas de rede heterogéneos.

As novas características autonómicas do WebSphere incluem:

– características de auto-configuração para reforçar a conformidade: o WebSphere simplifica o trabalho do administrador, ajustando automaticamente o WebSphere para o melhor desempenho, ou mesmo as aplicações específicas com base na forma como estas têm sido utilizadas. O WebSphere pode interagir com outro software IBM, incluindo o Tivoli e o DB2, ajudando o sistema global a correr melhor, bem como diminuindo os custos da administração da base de dados através da detectação, diagnóstico e resolução automáticos dos problemas relacionados com informação.

– Auto-cura, para construir elasticidade: o WebSphere consegue analisar, de forma inteligente, amostras problemáticas que indiquem futuros problemas, enquanto as aplicações continuam a correr. Através de diagnósticos, os clientes podem detectar problemas em tempo real, para construir “anzóis” dentro do sistema e capturar a

informação assim que ocorre um problema pela primeira vez, sem ter que recriar o problema para o administrador do sistema. O WebSphere pode ainda reparar componentes enquanto dirige a carga de trabalho, interromper ou voltar a iniciar a aplicação sem intervenção humana. Complementarmente, aplicações ou grupos de servidores podem ser actualizados sem que haja necessidade de parar o sistema, poupando assim o tempo e o dinheiro dos administradores.

– Auto-optimização, para antecipar os pedidos dos clientes: o WebSphere permite que os clientes dêem níveis de prioridade de serviço aos seus melhores clientes. Por exemplo, um banco pode oferecer um serviço mais rápido para os clientes de grandes contas, enquanto dá uma menor prioridade aos detentores de contas mais pequenas. Assim, o sistema é igualmente auto-protegido, já que restringe a quantidade de banda larga que uma aplicação ou uma solicitação particular pode utilizar, proporcionando uma salvaguarda interna para os recursos do sistema.

– Auto-protecção, para garantir a segurança: em casos em que os sites estão sujeitos a tentativas de intrusões, o WebSphere actua como uma quebra de circuito para impedir qualquer falha que afecte as aplicações que requerem alta disponibilidade. O WebSphere protege os servidores evitando falsos requisitos, vulnerabilidade de análises e erros de avaliações que possam ocorrer. O IBM Tivoli Access Manager incorpora uma profunda segurança com uma identificação única para fornecer autenticação e controle de acesso.

Suporte para as mais recentes inovações e padrões de serviços Web
O IBM WebSphere Version 5 é o primeiro software de infra-estrutura a suportar as novas tecnologias de serviços Web com base nos mais recentes padrões e inovações. Tem o certificado J2EE 1.3 e está pronto o J2EE 1.4, desde que suporte a maioria das tecnologias que farão parte das futuras versões J2EE. O J2EE é um padrão para as aplicações Java que vêm trazer mais força ao negócio.

O WebSphere permite a qualquer aplicação na rede, desde aplicações Macromedia ColdFusion até novas aplicações Java para legalizar os activos COBOL, de ser facilmente gerada em serviços Web que possam ser formados e reutilizados em novas aplicações.

Suporta duas novas tecnologias de serviços Web desenvolvidas pela IBM e atribuídas à comunidade do open source: Web Services Invocation Framework (WSIF), uma tecnologia para o desenvolvimento de serviços Web através de diversas redes e protocolos de transporte, desde o HTTP até à mensagem instantânea, indiferente de como o serviço Web é implementado e acedido; e Axis 3.0, uma tecnologia de serviços Web de alta velocidade, que processa requisitos SOAP de serviços Web três ou quatro vezes mais depressa do que é normalmente possível.

Outros exemplos de suporte de serviços Web líderes da indústria do WebSphere incluem os Web Services Gateway, que oferecem um ambiente de serviços Web melhor gerido e mais seguro através da Internet; um repositório UDDI privado, que permite a uma empresa procurar por serviços Web dentro da sua organização; e fluxo de trabalho de serviços Web, para que os programadores possam facilmente construir aplicações ligadas à rede que liguem múltiplos processos de negócio, tais como verificação de aprovações, inventários, créditos e navegações, como serviços Web que interagem com os clientes, parceiros e fornecedores num ambiente gerido e seguro.

“Em ordem dos clientes para construir e-business on demand, eles necessitam de uma infra-estrutura de TI aberta, flexível e segura o suficiente que mude de forma dinâmica de acordo com as suas necessidades”, declara Jocelyne Attal, Vice-presidente de Marketing para o software WebSphere da IBM. “Com o WevSphere V5, as empresas

podem ter acesso a qualquer aplicação, processo, informação ou dispositivo ao longo e através do seu negócio, dentro de um ambiente de auto-gestão e de auto-calibração que leva a uma diminuição dos custos administrativos e das dores de cabeça. A IBM é a única empresa que pode oferecer software que suporte este acesso, aberto e sem limites, aos recursos de computação on demand, possibilitando aos clientes fazerem o máximo dos seus recursos de computação e diminuírem os custos com que realizam o negócio.”

Com este anúncio, a IBM complementa o recente ‘rollout’ da Versão 5 do WebSphere Studio, um ambiente de desenvolvimento aplicacional completamente integrado do WebSphere, e o WebSphere Application Server- Express, que responde às necessidades das empresas de dimensão média, com um número de empregados entre os 100 e os 1000, para um infra-estrutura aberta. O IBM WebSphere Studio é baseado no Eclipse, uma plataforma de fonte aberta independente do vendedor para software de escrita.

Segundo Randy Mowen, director de gestão de dados e da arquitectura e-business da The Bekins Company, “as capacidades sofisticadas de estabilização da carga de trabalho do WebSphere permite-nos manter a nossa aplicação de e-business, a Tonnage Broadcast Exchange, disponível para os nossos agentes e parceiros a toda a hora. Procedimentos que, normalmente, levam várias horas através de um intermediário podem agora ser transmitidos e aceites pelos parceiros de negócio da Bekins em poucos minutos. Com a nossa solução WebSphere, esperamos poupar um total de custos anuais de cerca de um milhão de euros.”

Para Loren Abdulezer, CEO da Evolving Technologies Corporation, um integrador de sistemas com sede nos Estados Unidos, “a IBM está a fazer mais do que apenas falar sobre o e-business on demand; com esta mais recente versão do WebSphere, está a distribuir as tecnologias necessárias para pôr em prática este conceito. Nenhum outro ambiente de produção oferece tal suporte alargado para a construção de soluções de serviços Web empresariais dinâmicas. Esperem só até os programadores começarem a elevar os padrões abertos aumentados, as regras do negócio e as fábricas de integração bem como as capacidades de computação autonómica. Isto vai abrir novas possibilidades na forma como os nossos clientes realizam o seu negócio.”

Preço e disponibilidade
A versão 5 do WebSphere Aplication Server está disponível para download desde o dia 26 de Novembro de 2002.
O seu preço base é de cerca de €8.000 (configuração de servidor única) ou de cerca de €12.000 (para características de rede de suporte tais como agrupamento). Ambos os preços são por processador.

Para fazer o download de uma versão experimental, visite www.ibm.com/websphere/v5

Suporta Windows, Linux, IBM eServer zSeries e iSeries, AIX, Solaris e HP-UX

Dossiers-Empresas