1295 — ParaRede implementa projecto de Reestruturação de Infraestrutura de Comunicações da Tranquilidade

Dec 3, 2002 | Conteúdos Em Português

A Companhia de Seguros Tranquilidade adjudicou à ParaRede o projecto de Reestruturação da sua Infraestrutura de Comunicações. Trata-se de um projecto de renovação tecnológica das actuais infraestruturas de rede LAN existentes, que compreende o estudo, desenho, implementação e colocação em serviço de uma solução que garanta a migração da actual infraestrutura baseada em tecnologia “HUB” para tecnologia de Switching. O projecto irá abranger as instalações centrais da Tranquilidade em Lisboa situadas na Av. da Liberdade, bem como os edifícios da Rua Rodrigues Sampaio (Lisboa) e Rua D. Manuel II (Porto).

A solução de rede proposta caracteriza-se pela utilização de equipamento Switching modular da CISCO, e por uma arquitectura de rede assente numa configuração totalmente redundante de forma a garantir a máxima disponibilidade das infraestruturas. Contempla ainda uma solução de comunicações Wireless, para interligação dos equipamentos de “core” dos edifícios da Av. da Liberdade e da Rua Rodrigues Sampaio, baseada em dois sistemas laser.

Trata-se de uma solução concebida com equipamento modular, standard e aberto, utilizando arquitecturas fiáveis e escaláveis, privilegiando a possibilidades de evolução futura com a total protecção do investimento. Adicionalmente, responde ainda aos requisitos de fiabilidade e gestão integrada das infraestruturas.

”…trata-se de um projecto crítico do ponto de vista da evolução das infra-estruturas da Tranquilidade, que prepara a mudança de paradigma ao nível aplicacional para uma realidade em que a totalidade das aplicações da Companhia serão baseadas em tecnologias Web, exigindo elevados níveis de desempenho da rede de comunicações LAN e WAN. A ParaRede, empresa com uma forte tradição na área do networking, demonstrou ao longo do processo de selecção ser a equipa que melhor apreendeu a nossa estratégia de evolução da arquitectura dos SI, tendo apresentado simultaneamente a melhor solução técnica e os melhores custos totais.” referiu Pedro Ferreira, Director da Divisão de Arquitectura e Infraestruturas de SI da Tranquilidade.

Dossiers-Empresas