1342 — SUN MICROSYSTEMS APRESENTA CAPACITY ON DEMAND 2.0

Dec 5, 2002 | Conteúdos Em Português

A Sun Microsystems acaba de lançar o Capacity on Demand 2.0, uma opção informática “de pagamento por utilização” que reduz os custos de aquisição de sistemas, ao mesmo tempo que aumenta a escalabilidade e flexibilidade dos Data Centers. Agora, os clientes podem adquirir sistemas Sun Fire[tm] de gama média e alta, configurados para escalar de forma instantânea, com facilidade e com pequenos incrementos (um processador de cada vez), à medida que aumentam as exigências dos utilizadores. A diferença em relação aos concorrentes – que cobram o dobro por opções semelhantes – é que a Sun ajuda os seus clientes a desfrutarem da flexibilidade que caracteriza o COD 2.0, sem custos extras.

A introdução do COD 2.0 coincide com a estreia do interconector Sun Fire Link. Com esta dupla oferta, a Sun irá validar o seu compromisso de ajudar os clientes a gerir a complexidade, maximizar a utilização de recursos e adaptar de acordo com as necessidades da sua empresa a sua infra-estrutura de Tecnologias de Informação, de uma forma eficiente, ao mesmo tempo que os Data Center avançam para a virtualização.

Com o COD 2.0, a Sun transforma uma versão melhorada da sua popular funcionalidade informática empresarial, tradicionalmente disponível através do servidor Sun Enterprise 10000, a toda a linha de servidores Sun Fire equipados com UltraSPARC III, desde os 3800 até aos 15K. O COD 2.0 permite aos clientes instalarem processadores e recursos de memória nos seus sistemas Sun Fire, ao mesmo tempo que os adquirem e cujo pagamento só é efectuado quando os utilizam. Por outro lado, a capacidade de auto-monitorização do COD 2.0 elimina praticamente a necessidade de monitorizar de forma remota os sistemas e os relatórios de utilização.

“Com os pressupostos informáticos cada vez mais ajustados, os administradores necessitam de eliminar potenciais barreiras que possam vir a surgir”, afirma Vernon Turner, Vice-Presidente de Soluções de Servidores empresariais da IDC. “Ao oferecer aos clientes custos de ‘upfront’ mais reduzidos e a possibilidade de escalar com facilidade, a Sun está a oferecer uma das mais solicitadas capacidades do mercado”.

“Com o COD 2.0, os responsáveis dos centros de processamento de dados podem enfrentar necessidades que surjam e que não foram planificadas, sem necessidade de pagar mais. Este novo modelo de compra será também uma ferramenta útil para o desenvolvimento dos centros de contingência, uma vez que permite o pagamento de recursos só em caso da sua utilização”, afirma Paulo Vilela, Systems Engineer da Sun Microsystems Portugal.

Dossiers-Empresas