1387 — HP assume lugar de liderança no segmento dos servidores UNIX, Windows e Linux

Dec 9, 2002 | Conteúdos Em Português

hpLisboa, 05 de Dezembro de 2002 – A HP, líder global no fornecimento de produtos, tecnologias, soluções e serviços para empresas e consumidores individuais, acaba de anunciar que ocupa a primeira posição a nível mundial do segmento dos servidores UNIX ,no que diz respeito às receitas. Em relação aos servidores standard com arquitectura Intel, a HP mantém a posição de liderança. Estes dados são avançados pela empresa de estudos de mercado IDC, que revela ainda que a Hewlett Packard lidera os carregamentos mundiais de servidores (30,3%), expedindo mais do dobro que a IBM. A HP lidera ainda o mercado emergente de servidores baseados em Itanium, com 80% das receitas.

De acordo com a IDC, a HP retirou à Sun o lugar de topo no segmento mundial de servidores obtendo 32,9% da quota de mercado. Além disto, ganhou sequencialmente 15,8 pontos da quota de mercado (35,6%) alcançando a posição cimeira nas receitas provenientes de servidores UNIX topo de gama, o que demonstra o sucesso dos servidores HP Superdome e dos supercomputadores AlphaServer em relação à oferta da concorrência nesta categoria. As receitas mundiais da HP relativas aos servidores UNIX topo de gama aumentaram 33,9% entre o segundo e terceiro trimestre de 2002, quando comparados com as receitas da Sun, que decresceram 44,8%, e da IBM que, no decorrer do mesmo período, diminuíram 57,9%.

De acordo com Rudi Schmickl, Director Geral e Vice Presidente da HP Business Critical Systems EMEA, “a força da HP no mercado UNIX também se reflecte na nossa posição de liderança na Europa Ocidental. Dominamos agora este segmento em 14 ou 16 países desta região. Num momento delicado para o mercado como o actual, os resultados da HP, em contraste com alguns dos seus concorrentes, demonstram a sólida apetência do cliente e uma tendência positiva para o futuro”. No que diz respeito à região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), a HP atribui o seu sucesso a uma forte reputação no mercado do seu servidor topo de gama HP Superdome, ao crescimento de vendas dos sistemas de médio alcance e a uma resposta muito positiva à introdução de sistemas de Itanium no terceiro trimestre.

A HP mantém assim uma posição dominante no sector mundial de servidores UNIX de médio alcance, obtendo mais uma vez quota de mercado com 42,5% das receitas do mercado mundial, e expedindo mais de metade do total de todos os servidores neste segmento. A Sun, por seu lado, perdeu sequencialmente 40,4% de receitas nesta área de mercado. No mercado mundial de gama de entrada UNIX, a HP mantém a segunda posição reduzindo, todavia, o fosso que a separa da Sun, que neste caso lidera, embora tenha perdido sequencialmente 7,4% de quota de mercado.

A respeito do mercado mundial para Standard Intel Architecture Servers (SIAS), os servidores standard de indústria HP ProLiant continuam a segurar a posição de comando com 32,2% de shipments, ou seja, mais de 10% em relação ao seu concorrente mais directo. Na região EMEA, a HP possui agora 42,8% da quota de mercado da SIAS, o que representa três vezes mais do que o competidor mais directo, e uma subida em relação ao trimestre anterior.

Desta forma, a HP continua a manter a liderança em shipments de servidores baseados em Windows para o mercado, com os HP ProLiant a deter 35% das receitas provenientes da quota de mercado mundial dos clientes. Na categoria emergente dos servidores blade, a família HP ProLiant possui 53,9% a nível mundial, definindo os parâmetros para todos os que querem entrar para este segmento. A HP também conseguiu, mais uma vez, manter a liderança no mercado dos servidores Linux, que se encontra em rápido crescimento, em todas as plataformas de servidor com 31,7% das receitas de consumidores mundiais.

Para François Bornibus, Vice Presidente da HP Industry Standard Servers, “a HP continua a dominar uma categoria de servidores standard de indústria altamente competitiva, tanto a nível das receitas por unidades, como por quota de mercado. Estamos a mostrar ganhos sólidos sequencialmente por quota de unidades na região EMEA, mantendo quotas de mercado líderes em todos os países. Com o nosso empenhamento para alcançar a liderança no mercado dos servidores four-way, eight-way e blade, estamos bem apetrechados para continuar a conduzir o sucesso dos servidores ProLiant em direcção aos centros de dados”, conclui.

Sobre a HP

A HP é líder global no fornecimento de produtos, tecnologias, soluções e serviços para consumidores individuais e empresas. A oferta da empresa abrange infra-estrutura TI, computação pessoal e dispositivos de acesso, serviços globais e imagem e impressão. A HP completou o processo de fusão com a Compaq Computer Corp. a 3 de Maio de 2002. Para mais informações sobre a HP pode consultar o endereço: http://www.hp.com.

A HP Portugal

A HP começou a operar no mercado português em 1990. No ano fiscal de 2001, a HP teve um volume de vendas (consolidado com a Compaq) em Portugal superior a 431 milhões de euros, liderando o mercado português nos segmentos de produto (fonte: IDC): impressoras com uma quota de mercado de 74%,computadores pessoais com uma quota de mercado de 31,7%, computadores portáteis com uma quota de mercado de 41,9% e servidores Intel com uma quota de mercado de 55,7%, servidores UNIX e storage com uma quota de mercado de 40%. Suporte ao cliente e informação sobre a HP em Portugal e seus produtos, soluções e serviços estão disponíveis em http://www.hp.pt

http://www.hp.pt

Dossiers-Empresas