1452 — Nokia e principais fabricantes de telefones móveis adoptam Convenção de Basileia, de protecção ambiental sonora

Dec 13, 2002 | Conteúdos Em Português

Lisboa, 12 de Dezembro de 2002 – Os principais fabricantes de telefones móveis assinaram hoje uma declaração onde expressam a sua vontade de cooperar com a Convenção de Basileia e com outras entidades do sector das comunicações móveis, relativamente a uma eficaz gestão ambiental sonora de terminais em fim de vida útil.

Esta iniciativa, denominada “The Initiative for a Sustainable Partnership on Environmentally Sound Management of End-of-life Mobile Phones”, destina-se à recuperação deste popular produto da electrónica de consumo, através de uma abordagem que leve em consideração o seu ciclo de vida, e deverá ser apenas a primeira, de muitas declarações semelhantes a serem produzidas entre diversos sectores de indústria e a Convenção de Basileia, nos próximos anos.

Os fabricantes que apoiam a iniciativa proposta pelo sector da telefonia móvel são a LG, a Matsushita (Panasonic), a Mitsubishi, a Motorola, a NEC, a Nokia, a Philips, a Samsung, a Siemens e a Sony Ericsson.

Um acordo histórico e exemplar

“A Era da Informação trouxe benefícios extraordinários para a humanidade. Estou muito satisfeito por os fabricantes de telefones móveis – um bem de consumo ainda jovem – estarem a reforçar as suas políticas integradas de produto, focalizando-se já nos aspectos ambientais da sua produção”, disse a propósito Philippe Roch, secretário de Estado da Suíça.

Acautelando as implicações ambientais dos telefones móveis, através desta iniciativa, estarão a dar um óptimo exemplo de cooperação entre sectores económicos e de acordos ambientais multilaterais”, acrescentou o mesmo responsável.

O secretário de Estado Roch ganhou protagonismo com o lançamento desta iniciativa, baseada na política de gestão ambiental adoptada por altura da anterior conferência (COP 5 – Conference of the Parties), da qual foi presidente, e que se realizou em 1999, em Basileia, na Suiça.

“Esta cooperação com o sector da telefonia móvel é a primeira iniciativa concreta a ser desenvolvida entre governos e empresas, no âmbito do programa da Convenção de Basileia”, afirmou Klaus Topfer, director executivo do Programa de Ambiente das Nações Unidas, sob o auspício da qual a Convenção de Basileia foi adoptada.

“A sociedade moderna deve enfrentar o problema de que produzimos demasiado lixo. As empresas são claramente uma parte essencial da solução, e esta manifestação inicial de vontade, envolvendo os fabricantes de telefones móveis, deverá servir de exemplo e inspiração para outras áreas de actividade”, acrescentou Topfer.

Telefones móveis: Uma indústria jovem mas representativa

O volume estimado do mercado global de telefones móveis, em 2001, foi de 380 milhões de unidades. Para ter sucesso, esta iniciativa vai exigir ainda o apoio de outras entidades, particularmente, dos fornecedores de redes.

Os principais responsáveis das empresas participantes deverão assinar a declaração durante o encontro de alto nível da COP 6 à Convenção de Basileia, que se realiza perante de cerca de 40 ministros e centenas de representantes de governos da maioria dos 151 países-membros da Convenção. A cerimónia da assinatura será igualmente testemunhada pelos Srs. Töpfer, Roch; pela Srª. Sachiko Kuwabara-Yamamoto, Secretária executiva da Convenção de Basileia.

http://www.unep.org/

Dossiers-Empresas