1620 — Empresas líderes do mercado de imaging digital apresentam novo standard de indústria para impressão directa a partir de câmaras digitais

Jan 8, 2003 | Conteúdos Em Português

Lisboa, 30 de Dezembro de 2002 – A HP, líder global no fornecimento de produtos, tecnologias, soluções e serviços para empresas e consumidores individuais, a Canon, a Fuji Photo Film Company, a Olympus Optical Company, a Seiko Epson Corporation e a Sony Corporation acabam de apresentar uma proposta para a criação de um standard de indústria que permitirá aos consumidores imprimir fotografias mais facilmente. O standard, cujo nome experimental é DPS, vai permitir que os utilizadores liguem directamente as suas câmaras digitais a uma impressora, sem precisar de recorrer ao PC.

Até agora, cada empresa possuía a uma solução proprietária para impressão directa – sem computador – entre as suas câmaras digitais e impressoras. Mas, esta situação tem vindo a revelar-se limitadora para os consumidores, na medida em que estes se deparam com inúmeras dificuldades na hora de utilizar uma combinação de produtos de diferentes marcas. A especificação unificada assegura a compatibilidade entre câmaras digitais e impressoras, independentemente das marcas, proporcionando aos consumidores a flexibilidade e simplicidade necessárias para criar fotografias de alta qualidade.
A especificação foi, originalmente, desenvolvida pela Canon, HP, Seiko Epson e Sony. A Fuji e a Olympus juntaram-se ao debate um pouco mais tarde e, em conjunto, terminaram o standard que agora foi divulgado. Juntas, estas seis empresas, todas líderes da área de imaging digital, irão continuar a defender a adopção deste standard, que deverá impulsionar o crescimento da fotografia digital, por parte da indústria.
Sobre o DPS
DPS determina um protocolo de controlo de aplicação de camadas e é independente de qualquer transporte físico. Foi criado de modo a ser extensível para implementação em futuros interfaces físicos. O DPS versão 1.0 document, que será publicada formalmente mais tarde, está desenvolvida para USB como transporte físico e para Picture Transfer Protocol(1) como protocolo de transferência de dados. Os consumidores podem simplesmente ligar uma câmara digital com DPS a uma impressora onde o standard está também implementado, utilizando o aparelho fotográfico para desempenhar operações e imprimir, facilmente, fotografias de elevada qualidade.
As características seguintes são suportadas por um sistema DPS, segundo as especificações recomendadas:
o Imprimir uma imagem exibida na câmara digital
o Imprimir duas ou mais imagens seleccionadas do ecrã da máquina fotográfica
o Imprimir imagens automaticamente utilizando a especificação Digital Print Order Format(2)
o Imprimir um índice todas as imagens
o Imprimir a totalidade das imagens
As características seguintes encontram-se disponíveis utilizando a opção de print setup (definição de impressão):
o Imprimir parte de uma imagem através da especificação da área de clip
o Imprimir cópias múltiplas de uma única imagem
o Imprimir com data
o Especificar o tamanho exacto da impressão
A informação sobre o estado da impressão que se segue é mostrada na câmara:
o Estabelecer ligação DPS
o Erro na Impressão
o Progresso da Impressão
o Impressão concluída
o O cabo pode ser desligado com segurança
Estão disponíveis mais informações sobre o standard DPS em http://www.camera-direct.info/.

(1) O Picture Transfer Protocol (PTP) foi desenvolvido pela International Imaging Industry Association, um organismo de standard de indústria, como uma especificação para a transferência de ficheiros de imagens. Com este protocolo, as imagens podem ser transferidas entre câmara digitais e um PC via USB.
(2) O Digital Print Order Format (DPOF) é um ficheiro de controlo de formatação standard que se encontra alojado no cartão de memória amovível das câmaras digitais, e que especifica quais os ficheiros de imagens deverão ser impressos, assim como, o número de cópias.
Sobre a HP
A HP é líder global no fornecimento de produtos, tecnologias, soluções e serviços para consumidores individuais e empresas. A oferta da empresa abrange infra-estrutura TI, computação pessoal e dispositivos de acesso, serviços globais e imagem e impressão. A HP completou o processo de fusão com a Compaq Computer Corp. a 3 de Maio de 2002. Para mais informações sobre a HP pode consultar o endereço: http://www.hp.com.
A HP Portugal
A HP começou a operar no mercado português em 1990. No ano fiscal de 2001, a HP teve um volume de vendas (consolidado com a Compaq) em Portugal superior a 431 milhões de euros, liderando o mercado português nos segmentos de produto (fonte: IDC): impressoras com uma quota de mercado de 74%,computadores pessoais com uma quota de mercado de 31,7%, computadores portáteis com uma quota de mercado de 41,9% e servidores Intel com uma quota de mercado de 55,7%, servidores UNIX e storage com uma quota de mercado de 40%. Suporte ao cliente e informação sobre a HP em Portugal e seus produtos, soluções e serviços estão disponíveis em http://www.hp.pt
Este comunicado para a imprensa contém previsões que envolvem riscos, incertezas e pressupostos. Todas e quaisquer declarações que não sejam factos relativos à história da empresa, devem ser considerados como previsões. Riscos, incertezas e pressupostos incluem a possibilidade de, relativamente à venda de determinados produtos ou serviços, o mercado não se comportar conforme as previsões; o desenvolvimento de tais produtos e serviços poderá não decorrer conforme planeado; e os outros riscos são periodicamente descritos nos relatórios da Comissão sobre Títulos e Bolsa da HP, que incluem, embora não se limitem a, o relatório anual da HP apresentado no formulário 10-K, conforme às alterações efectuadas a 30 de Janeiro de 2002 para o exercício que terminou em 31 de Outubro de 2001, o relatório trimestral, efectuado no formulário 10-Q, para o trimestre que terminou a 31 de Janeiro de 2002 (conforme submetido à CTB, em 12 de Março de 2002) e relatórios submetidos subsequentemente. Caso quaisquer destes riscos ou incertezas se concretizem ou alguns destes pressupostos se revelarem incorrectos, está prevista a possibilidade dos resultados reais divergirem das previsões aqui apresentadas. A HP não se obriga, nem pretende fazer actualizações das presentes previsões.

Directório-Empresas