1711 — Multicert lança time-stamping digital

Feb 10, 2003 | Conteúdos Em Português

Logo MulticertA Multicert, a actuar na área de certificação digital, lançou o primeiro serviço de time-stamping digital (DTS) a nível nacional. O serviço permite colocar “selos digitais de tempo” (time-stamps) que associam a data e a hora legal portuguesa a um documento em formato electrónico.

O objectivo é poder provar, mais tarde, que o documento electrónico existia na data e hora – fornecida pelo Observatório Astronómico de Lisboa – que o “selo digital de tempo” comprova. Este serviço foi criado atendendo ao crescimento do número de empresas que efectuam transacções ou contratos via Internet, através da assinatura electrónica. Como adianta o comunidado emitido pela Multicert, estas assinaturas «necessitam de um time-stamp para estabelecer quando ocorreram esses negócios e, ao mesmo tempo, assegurar que os documentos não sofreram alterações, após a sua assinatura».

Na opinião de José Pina Miranda, director-geral da Multicert os “selos digitais de tempo” «são um componente crítico de, praticamente, qualquer operação ou transacção de negócios», tornando-se fundamentais em «ambientes electrónicos onde os negócios são conduzidos à distância».

Através de soluções de time-stamping seguras e não falsificáveis, que podem ser auditadas, a empresa fornece “selos digitais de tempo”  aplicáveis sobre qualquer documento em formato electrónico, como contratos, propostas, assinaturas digitais transacções em Bolsa ou facturas.

A Multicert está preparada para fornecer time-stamps segundo os standards internacionais, IETF/PKIX (RFC 3161)“Time Stamping profile”, este último adoptado pela European Electronic Signature Standardization Initiative (EESSI) .

2003-02-10

http://www.multicert.pt

Notícias – Indústria