1715 — Mudar o mundo, à terça-feira!

Feb 12, 2003 | Conteúdos Em Português

Logo First TuesdayO First Tuesday, uma rede de networking mundial de empreendedores, realizou ontem, no Palácio Pombal, em Lisboa, um evento de apresentação do seu novo conceito e reposicionamento estratégico. A iniciativa visa criar oportunidades de negócio no sector das tecnologias e “Nova Economia”.

O First Tuesday surgiu em Londres, em Outubro de 1998 , graças à iniciativa de dois ingleses e dois norte-americanos para reunir, à primeira terça-feira de cada mês, investidores e empreendedores na área da “Nova Economia”. O objectivo era promover encontros capazes de viabilizar projectos, promover fóruns de discussão e realizar um evento que reunisse fisicamente, neste dia específico de cada mês, uma comunidade “virtual” de todos os profissionais desta área.

As primeiras licenças internacionais foram assinadas em 1999 e, em Janeiro de 2000, o conceito chegou a Portugal, realizando-se o primeiro evento no início de Abril, em Lisboa. O First Tuesday é representado ao nível das cidades dos vários países envolvidos por City Leaders. Em Portugal, esta rede de networking é representada por Diana Metello, country leader e city organiser .

Ao cabo de dez eventos, e face ao agravamento da conjectura económica mundial e às «transformações drásticas do mercado das dot.com», que abalaram «a credibilidade dos conceitos relacionados com a então chamada “Nova Economia”» (como salienta Diana Metello), esta rede de networking abriu um interregno na sua actividade, a fim de repensar o projecto, reorganizando estratégias e objectivos.

Assumindo-se como um «sobrevivente no sector das tecnologias na era pós-Internet», o projecto retomou o seu rumo com uma nova orientação e adaptado à actual conjectura económica, estimulando a criação de parcerias inovadoras e dinamizando o networking , a iniciativa e a excelência.

O principal objectivo do First Tuesday continua a ser fomentar o espírito empreendedor para criar novas oportunidades de negócio. A iniciativa visa dinamizar parcerias e aprofundar sinergias, divulgar projectos e novas tecnologias, disponibilizar a informação necessária à tomada de decisões e reunir o capital humano especializado no sector das Tecnologias.

Nesta “rentré” do projecto, foram estruturados novos tipos de eventos, para além dos “Classic Events” . Assim, os “Customized Events” adaptam-se aos temas da actualidade e aos objectivos dos patrocinadores, enquanto os  “Award Events” atribuem prémios por excelência a empresas e projectos, os “Thought Leadership” reúnem peritos para fórums de discussão e os “Wireless Wednesday” concentram-se no segmento das redes sem fios das telecomunicações. Paralelamente, mantém-se um fórum de discussão online .

Em fase de implementação estão o Research First Tuesday, um centro de pesquisa para membros do First Tuesday e o Human Resources First Tuesday, que «funcionará como um head hunting », também para membros.

O First Tuesday conta com 41 mil membros activos a nível mundial, e mais de mil em Portugal. Actualmente, esta network inclui 36 cidades em 19 países espalhados por todo o mundo, assumindo-se como «o principal fórum de negócio no sector da “Nova Economia” e das tecnologias». Segundo Diana Metello , em Portugal a realização dos eventos «depende de patrocínios de empresas que consigam ter o sentido de oportunidade de se associarem a este conceito inovador».

Ao dinamizar a criação de oportunidades de negócio centradas na “Nova Economia”, o First Tuesday acredita estar a contribuir para «mudar o mundo», a cada terça-feira, como sulinha o slogan deste Clube de Negócios: “Changing the World, one tuesday at a time!

Gabriela Costa

2003-02-12

http://www.firsttuesdayportugal.com

Em Foco – Projecto