1976 — Flexilabor – Integrar o valor das Pessoas e Soluções

Apr 22, 2003 | Conteúdos Em Português

Logo FlexilaborA Flexilabor, especialista em Recursos Humanos (RH) e Trabalho Temporário, actua no mercado nacional desde Janeiro, desenvolvendo a sua actividade em seis áreas de negócio: Trabalho Temporário, Outsourcing, Formação, Recrutamento e Selecção, Payroll Services e Telefunções. Entre os objectivos estratégicos traçados para o triénio 2003-2005, a Flexilabor visa integrar o “top ten” dos prestadores de serviço de RH em Portugal.

A Flexilabor nasce de um projecto antigo que Francisco Jorge e António Picanço dos Santos retomaram, com o objectivo de criar uma empresa totalmente dedicada aos Recursos Humanos , com uma visão assente na integração do valor das pessoas e das soluções nas empresas e instituições.

O grupo integra duas empresas, a Flexilabor – Trabalho Temporário, que conta já com áreas de especialização na Indústria, Serviços e HORECA; e a Flexilabor – Recursos Humanos, que integra as actividades de Formação, Payroll Services (gestão integrada de RH em regime de outsourcing, incluindo gestão administrativa de pessoal e as áreas jus-laboral, gestão técnica e desenvolvimento de RH) e Telefunções, uma área onde se pretende «seleccionar, formar e/ou colocar profissionais em call centers ou até mesmo fazer a gestão de contact centers»: assistência e atendimento telefónico, telemarketing, televendas, registo de dados e helpdesk .

Segundo Francisco Jorge, a Flexilabor pretende desenvolver todas estas áreas com uma estratégia que parte da convicção de que «mesmo no que concerne ao Trabalho Temporário, cada vez mais as empresas de Recursos Humanos têm de estar orientadas para uma grande especialização».

A empresa, sediada na Av. António Augusto Aguiar, em Lisboa, e com uma filial no Porto (Rua de Sta. Catarina), projecta uma actuação a nível nacional, para a qual está a desenvolver uma estratégia que os seus administradores denominam de “implante no cliente” e que consiste em oferecer ao cliente uma estrutura de “implantes locais” ou gestores de clientes, isto é «alguém que junto do cliente faz a gestão de todos os recursos necessários para a colocação de profissionais em regime de Trabalho Temporário ». Esta estratégia assenta numa Missão definida em prol de três grandes «eixos de força»: Qualidade, Rapidez e Orientação para o cliente.

A Formação é totalmente direccionada para as necessidades do cliente, procurando desenvolver programas à “medida”. O grupo detêm ainda competências para a apresentação e gestão de candidaturas aos programas nacionais ou comunitários. Na área de Payroll, a Flexilabor trabalha neste momento com alguns clientes a quem fornece toda a gestão administrativa dos Recursos Humanos e consultadoria na área laboral, pretendendo assim libertar os gestores de RH para áreas de desenvolvimento e de gestão e fidelização de talentos.

Paralelamente, na área de Telefunções, a Flexilabor «detêm competências específicas muito significativas que decorrem da vasta experiência dos seus quadros na gestão de grandes projectos de call centers nos sectores das telecomunicações e seguros, entre outros», como esclarece Francisco Jorge .

Na sua opinião, «o mercado conhece-nos pela garantia de qualidade dos nossos serviços e por acrescentarmos valor aos clientes». Não é por acaso que a assinatura da Flexilabor é “Pessoas e Soluções” .

Ao fim de apenas um trimestre de actividade, a empresa já ultrapassou as expectativas iniciais orçamentadas. Entre os objectivos estratégicos traçados para o triénio 2003-2005 a Flexilabor visa integrar o “top-ten” dos prestadores de serviço de RH em Portugal.

Gabriela Costa

2003-04-23

Centro de Informação-ACTIVOS HUMANOS