2124 — CETIC reúne associações no desenvolvimento das TIC

Jun 3, 2003 | Conteúdos Em Português

Logo AIPA AIP anunciou hoje, em Lisboa, a criação do Conselho Estratégico das Tecnologias de Informação e Comunicação. O CETIC reúne várias associações do sector – incluindo a APDC, APRITEL; ANETIE e APDSI – na reflexão e intervenção sobre as principais questões que preocupam empresas e Estado nesta matéria. Objectivo: promover as TIC, «no contexto de um modelo de desenvolvimento sustentável».

A iniciativa da AIP/CCI – Associação Industrial Portuguesa/Câmara de Comércio e Indústria nasce de uma aposta no desenvolvimento das TIC e assenta na constatação da «importância crescente» do sector na economia e sociedade portuguesas, enquadrando-se na necessidade que a associação sentiu de «desenvolver uma intervenção mais sustentada» em várias áreas de actividade.

Tendo por objecto o «desenvolvimento de todos os esforços» para promover as TIC, «nas suas múltiplas componentes, no contexto de um modelo de desenvolvimento sustentável», o CETIC visa criar um fórum «privilegiado» de intervenção no sector, capaz de debater e acompanhar a elaboração e aplicação de medidas legais, nacionais e comunitárias.

Embora conste das suas atribuições emitir pareceres para a direcção da AIP, tomar posições públicas, acelerar a aplicação das TIC e reforçar a implementação da Sociedade de Informação e do Conhecimento, por enquanto o CETIC não dispõe de um plano de actividades oficial.

Mesmo porque, nesta fase inaugural, aguarda a confirmação da participação de algumas associações convidadas, entre a APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações; APRITEL – Associação de Operadores de Telecomunicações; ANETIE – Associação Nacional das Empresas de Tecnologias de Informação e Electrónica; APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação; ACIST – Associação dos Comerciantes e Instaladores de Sistemas de Telecomunicacões; ASSOFT – Associação Portuguesa de Software; ACEP – Associação de Comércio Electrónico em Portugal; Minho Digital (a actuar na área de TI); APDT – Associação para o Desenvolvimento do Teletrabalho; APEDI – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Comércio Electrónico ; APMP – Associação para a Promoção do Multimedia em Portugal e ADT – Associação para o Desenvolvimento da Telemedicina.

Raul Junqueiro, presidente do CETIC e vice presidente da AIP adiantou, durante a apresentação realizada hoje no Centro de Congressos de Lisboa, que a Comissão Executiva do CETIC está em fase de eleição dos seus membros e que as primeiras iniciativas desta Comissão deverão ser conhecidas dentro de pouco semanas.

Certo é que este não é um projecto criado a pensar só na modernização das empresas, mas também, e de um modo fundamental, dirigido à «webização da máquina pública», cuja modernização – no quadro de projectos como o e-Europe 2005 – constitui «um dos objectivos estratégicos deste Conselho», garantiu.

A «carta magna» do CETIC, cuja actuação assenta no diálogo com os responsáveis pela execução das políticas públicas e na dinamização de medidas consideradas convenientes à evolução das TIC, é o documento “Apostar nas Tecnologias de Informação e Comunicação” (da responsabilidade da AIP ), de que daremos conta brevemente.

Gabriela Costa

2003-06-03

http://www.aip.pt

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA