2174 — PeopleSoft rejeita OPA da Oracle

Jun 17, 2003 | Conteúdos Em Português

Tal como muitos analistas previam, a PeopleSoft rejeitou formalmente a OPA lançada na semana passada pela Oracle no valor de 5,1 mil milhões de dólares. A PeopleSoft irá mesmo processar a companhia de Larry Ellison alegando que o verdadeiro motivo por detrás da OPA da Oracle “foi apenas estragar a fusão em curso com a JD Edwards”.A administração da PeopleSoft recomendou que os accionistas rejeitassem a oferta da Oracle. A PeopleSoft diz mesmo que os 16 dólares oferecidos por acção seriam prejudiciais para os clientes e que a proposta seria sempre chumbada pelas leis anti-trust.

“Ao fazer uma proposta com o propósito consciente de eliminar o negócio da PeopleSoft, a Oracle procura minar os esforços da PeopleSoft em fechar novos negócios, mesmo que a Oracle nunca compre nenhuma acção da PeopleSoft. Da nossa parte, este assunto está encerrado e temos negócios a tratar,” comentou Craig Conway, CEO da PeopleSoft.

“Esta proposta seria sempre chumbada pelas leis anti-trust. É como se agora a Ford anunciasse que iria comprar a Crysler para depois a fechar. Ficaríamos então apenas com duas escolhas no mercado. Calculo que toda a gente esteja ansiosa por saber quantos mais milhões de dólares seriam necessários para fechar este acordo, mas a verdade é que se for considerado que este assume contornos monopolistas, então nunca poderá ser efectuado,” acrescentou Conway.

No entanto, Larry Ellison rebateu: “Pensamos que os accionistas [da PeopleSoft] considerarão que uma oferta de 16 dólares por acção é bastante mais segura do que uma fusão bastante arriscada com a JD. O cenário financeiro é cada vez pior nestas duas empresas”

Ellison relembrou o facto de no ano passado Conway ter discutido uma possível fusão da PeopleSoft com a Oracle, alegações que constam aliás dos registos da Securities and Exchange Commission (SEC). “Agora vem dizer que esta proposta de fusão vai contra as leis anti-trust. O que mudou de há um ano para cá? Será o facto de que, há um ano atrás, seria ele que ficaria à frente da empresa?” acrescentou Ellison.

A PeopleSoft já disse que irá pagar em dinheiro metade da sua proposta de fusão feita à JD Edwards, no valor de 1.75 mil milhões de dólares, numa tentativa de a tornar mais atractiva para os accionistas e de resolver de vez esta tentativa de aquisição por parte da Oracle.

Filipe Samora
2003-06-17

Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE