2183 — Sistemas de Informação na Saúde – 4ª edição

Jun 18, 2003 | Conteúdos Em Português

4.ª edição SI Saúde A ATM, PT Prime e Sun Microsystems promoveram em Maio a 4ª edição do seminário Sistemas de Informação na Saúde, este ano sob a temática “Que tecnologias de informação e comunicação para a gestão dos hospitais do futuro”. O evento, direccionado aos decisores de topo da Saúde Pública portuguesa, decorreu em Vale de Lobo, no Algarve.

Cerca de duas centenas de participantes, na sua maioria decisores do sector da saúde, directores clínicos, administradores hospitalares e directores de informática, reuniram pelo 4º ano consecutivo no âmbito da temática dos sistemas de informação e comunicação. Em debate estiveram algumas das melhores soluções, sistemas e processos, com vista à melhoria de eficiência e qualidade dos organismos nacionais de saúde.

Os especialistas analisaram temas como PACS, Mobilidade, Home Telecare e Outsourcing , retirando, etre outras, as seguintes conclusões:
Tema 1 – Arquivo de Imagem Digital – PACS
Os PACS em conjunto com a sua interligação aos Sistemas de Informação permitem aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Mostra-se também necessário reforçar a formação aos técnicos de Raio X .
Tema 2 – Mobilidade aplicada aos Sistemas de Informação
O acesso à informação médica para todos os técnicos hospitalares é determinante, e a mobilidade poderá ter aqui um papel fundamental. É também relevante a existência de conteúdos fiáveis.
Tema 3 – Home Telecare
Prevê-se para os vários tipos de serviços de HomeTelecare a desenvolver que estes se venham a dirigir principalmente aos doentes com necessidade de monitorização de forma continuada, por exemplo nas situações dos doentes Cardíacos, Diabéticos, Idosos e pós Hospitalizados. Os participantes perspectivam que os serviços de HomeTelecare venham a ter, de inicio, mais expressão no sector privado e menos na área pública.
Tema 4 – Que Serviços em Outsourcing
É mais evidente garantir a segurança dos dados colocando os serviços em Outsourcing do que fazendo Insourcing, uma vez que através dos contratos com entidades externas se podem definir melhor as obrigações e as penalidades em caso de falha contratual.

Foram ainda apresentadas histórias de sucesso de vários hospitais públicos e privados nacionais neste evento onde o sector universitário esteve bem representado. A moderação da 4ª edição do seminário Sistemas de Informação na Saúde esteve a cargo do professor António Bensabat Rendas, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

O evento foi patrocinado por diversas empresas líderes no mercado dos sistemas médicos, sistemas de informação e comunicação.

2003-06-18

Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA