2185 — MicroStrategy quer novos parceiros OEM para Portugal

Jun 20, 2003 | Conteúdos Em Português

O vice-presidente de vendas e serviços mundiais da MicroStrategy, Eduardo Sánchez, declarou a intenção de aumentar o número de parceiros OEM na filial portuguesa, para que possam desenvolver aplicações de BI baseadas em MicroStrategy 7i. A MicroStrategy completou a plataforma com o lançamento de componentes como o Web Universal, um interface web que não exige instalação de software na máquina cliente além de operar sobre sistemas UNIX, Linux e Windows. Outra das novidades propostas pela empresa com a nova versão é a possibilidade de acesso a bases de dados relacionais (ROLAP) e não relacionais (OLAP, MOLAP).

“A versão 7i é o resultado de muitos esforços desenvolvidos ao longo dos últimos anos e é também a concretização de um projecto que teve início no ano de 1980. Esta nova plataforma caracteriza-se pela sua adaptação às normas abertas, abertura a sistemas operativos (32/64 bits) distintos, possibilidade de trabalhar contra base de dados relacionais ou não e a sua arquitectura 100 por cento web que permite que qualquer utilizador, através de um simples navegador, possa aceder à informação empresarial, “ referiu Eduardo Sánchez.

“Além disso, até agora a plataforma oferecia apenas um ambiente de trabalho em Windows, mas a partir do primeiro trimestre deste ano já oferece alguns dos seus produtos em sistemas UNIX para IBM, HP e Sun, assim como para Linux,” acrescentou.

Para Sánchez, uma das tendências actuais do mercado de BI é a crescente importância do CPM (Corporate Performance Management – Gestão do Rendimento da Empresa), um novo tipo de aplicações de Business Intelligence desenvolvidas para analisar o rendimento global das empresas e optimizar a sua rentabilidade.

“Actualmente um grande número de empresas cujo negócio se centrava fundamentalmente no desenvolvimento de ERP começou a criar soluções de CPM. Para a MicroStrategy esta nova tendência não constitui um inconveniente, uma vez que a nossa plataforma suporta este tipo de soluções,” acrescentou.

O próximo lançamento que a empresa realizará para a plataforma MicroStrategy 7i é o MicroStrategy Report Writer, um produto que oferecerá novas capacidades para adaptar os relatórios ao reporting empresarial.

A MicroStrategy Ibérica prevê que 60 por cento dos 12 milhões de euros que espera facturar este ano, provenha das grandes empresas, enquanto os restantes 40 por cento das PMEs.

Filipe Samora
2003-06-20

Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE