2195 — Aplicações Java wireless com critérios de teste unificados

Jun 24, 2003 | Conteúdos Em Português

Nokia, aplicações móveisAlguns dos principais líderes de indústria, como a Motorola, Nokia, Siemens, Sony Ericsson e Sun Microsystems anunciaram hoje planos para unificar os seus programas de teste e certificação numa única iniciativa, o que deverá acelerar a disponibilidade das aplicações e serviços da tecnologia Java para dispositivos wireless. O projecto vai permitir que os criadores de conteúdos e operadores de rede acelerem a disponibilidade das aplicações móveis para a plataforma Java.

Esta iniciativa vem definir critérios comuns de certificação para testar os conteúdos que os participantes «desejam que se tornem num símbolo de qualidade consistente» na indústria do wireless.

Este anúncio foi feito «com base num memorando de entendimento não vinculativo» e encontra-se «sujeito a futuras negociações e a um acordo definitivo», mas a partir do momento em que este acordo estiver disponível, «todos os participantes na cadeia de valores da indústria wireless irão beneficiar» desta iniciativa.

E nessa altura, os criadores de conteúdos podem adaptar mais rapidamente e com custos reduzidos as suas aplicações sem fios para a plataforma Java, garante o comunicado de imprensa divulgado pela Nokia .

A vantagem de estabelecer um critério único de testes está, precisamente, na diminuição da necessidade de testar as aplicações novamente através dos canais mundiais de distribuição, que utilizam actualmente os seus próprios critérios de testes.

Na opinião de Juan Dewar, da Sun Microsystems , ao unificar os critérios de teste, os líderes de indústria estão a estimular a procura e a apoiar os fabricantes, reduzindo as suas despesas gerais e criando um público alvo mais alargado.

Os quatro fabricantes Motorola, Nokia, Siemens e Sony Ericsson , de acordo quanto aos benefícios dos critérios comuns de certificação, emitiram já uma declaração conjunta, que transcrevemos:
«com o alinhamento da indústria em torno dos critérios comuns, iremos ser capazes de manter os elevados standards para a qualidade e funcionalidade do produto, enquanto reduzimos significativamente as despesas e ajudamos a acelerar a adopção do download de conteúdos para aparelhos móveis. A indústria como um todo será muito mais produtiva e irá beneficiar de uma qualidade consistente apoiada por uma marca Java ».

A Nokia adiantou ainda que os operadores de rede e distribuidores independentes poderão escolher entre «uma vasta gama de conteúdos a partir de várias fontes, sem necessitarem de testar novamente».

Para apoiar a iniciativa, a Sun irá fornecer um logo Java , de acordo com uma licença para aplicações que passaram pelos testes de certificação.

2003-06-24

Em Foco – Projecto