2211 — HP lança servidores baseados em Itanium 2 da Intel

Jul 1, 2003 | Conteúdos Em Português

Itanium2 da IntelA HP lançou ontem, a nível mundial, a sua gama de servidores baseada no novo processador Itanium 2 1.5 gigahertz da Intel Corporation. Em conferência de imprensa realizada em Lisboa, a empresa anunciou que os servidores HP Integrity «poupam até um milhão de dólares em relação à IBM num período de três anos», redefinindo os orçamentos dos centros de dados.

A família de produtos Integrity abrange sistemas com um ou dois processadores, mas também servidores HP Integrity Superdome com 64 processadores. Esta gama disponibiliza aos utilizadores «uma infra-estrutura com controlo de custos eficiente, desempenho de topo e multi-sistemas operativos».

Quando combinada com a gama ProLiant de 32-bit, a nova linha de servidores HP Integrity de 64 bit «forma o portfólio de servidores baseados em standard da indústria mais forte do mercado», de acordo com os responsáveis da HP .

Os sistemas HP Itanium 2 são apoiados por um ecossistema de mais de setecentas aplicações oriundas dos maiores fabricantes independentes de software (ISV’s), incluindo o software da BEA, da Microsoft, da Oracle, da PeopleSoft, da SAP, da SAS e da Siebel. A HP prevê que, até ao final do ano, estejam disponíveis mais de mil aplicações para os seus sistemas baseados em Itanium .

Com este lançamento, a HP aumenta o seu portfólio de servidores baseados em standard da indústria, uma aposta de sempre do fabricante, que desde 1996 tem vindo a apostar nos modelos abertos, segundo Carlos Janicas, director geral da HP Portugal .

Paralelamente, ontem a Intel Corporation lançou os novos processadores Intel Itanium 2 e Intel Xeon MP, com os quais reforça a sua linha de produtos de computação empresarial. Estes produtos «aumentam a força da Intel em instalações de servidores multi-processadores business critical», conhecidos como «a gama alta da computação de data center».

A filosofia da empresa assenta numa standardização progressiva do mercado, como explicou, durante a apresentação dos sistemas HP Itanium 2, Frederico Carvalho, responsável da Intel Portugal .
Entretanto, a HP vai actualizar a sua linha de HP ProLiant com o último processador Intel Xeon MP, segundo anunciaram, a nível mundial, os seus responsáveis.

O fabricante prevê ainda introduzir sistemas Integrity de gama média com oito e 16 processadores no próximo Outono e um NonStop baseado em Itanium 2 , em 2004.

Esta parceria da HP com a Intel significa, para o director geral da HP Portugal «um sinal claro que estamos a dar ao mercado». Também Peter Blackmore, vice-presidente executivo da HP Enterprise Systems Group, considera que a partir de agora «os sistemas baseados em Itanium passam a constituir um novo marco no mercado», estando «decididamente preparados para o “prime time” ».

Através dos novos processadores da Intel, a HP mantém as arquitecturas baseadas em standards IA-32 e IA-64/Itanium. Os servidores HP ProLiant DL560, DL580, ML570, DL740 e DL760 e o servidor blade ProLiant BL40p deverão ser actualizados com o mais recente processador Intel Xeon MP a velocidades que podem ir até aos 2.8 GHz, prevendo-se que estejam disponíveis ainda este mês, correndo os sistemas operativos Windows e Linux .

Relativamente ao processador Itanium-2, os novos ISV’s (incluindo a PeopleSoft e a Siebel), «conseguiram juntar centenas de empresas que estão já a preparar as aplicações para a linha de servidores HP Integrity e para as workstations baseadas em processadores Itanium-2», anunciou a HP .

Actualmente os servidores Integrity correm os sistemas operativos UNIX, HP-UX11i, Windows Server 2003 Enterprise Edition, DataCenter Edition e Linux. Em 2004, o sistema operativo HP OpenVMS deverá ficar igualmente disponível com a linha completa de servidores Integrity .

Para Mike Fister, vice-presidente sénior da Intel Enterprise Platforms Group, «as plataformas baseadas na arquitectura da Intel fornecem um desempenho e valor sem precedentes para a maioria das aplicações empresariais, como o planeamento de recursos empresariais, business intelligence e processamento de transações online ».

A transição para o Itanium «não se refere apenas a componentes de comodidade para servidores empresariais escaláveis e processadores rápidos para computação de elevada performance», acrescenta Crawford Del Prete, vice-presidente sénior na IDC, em comunicado divulgado pela HP , mas fornece novos níveis de informação dentro da totalidade do sistema».

Os servidores HP Integrity Superdome estarão disponíveis em Agosto, com preços estimados de venda ao público a partir dos 259 mil euros .

Os servidores HP Integrity rx5670 e rx2600 estarão disponíveis a partir de Julho, respectivamente com um preço base de venda ao público de 24.500 euros e um preço estimado de venda ao público de 4.900 euros .

A HP Workstation zx6000 já está disponível no mercado, por um preço estimado de venda ao público de 8.300 euros .

Gabriela Costa

2003-07-01

http://www.hp.com/eu/itanium

Notícias – Indústria