2217 — Multicert lança produto para segurança forte nas aplicações Web

Jul 2, 2003 | Conteúdos Em Português

Logo MulticertA Multicert disponibilizou recentemente o “Web Security Broker”, um produto para segurança de transacções na Internet que diminui os custos na adição de segurança forte a aplicações Web acessíveis através de browser, sem efectuar qualquer alteração nas mesmas.

Web Security Broker da MulticertO “Web Security Broker” funciona como um broker de segurança entre as aplicações Web (e respectivas transações) e o browser do cliente. O acesso à aplicação Web por parte do cliente mantém-se inalterável, mas este passa a identificar-se e a assinar digitalmente todas as transacções relevantes, por intermédio do certificado digital que lhe é fornecido pela Multicert .

A utilização deste produto é particularmente indicada com aplicações acessíveis via Internet que necessitam de segurança forte, como é o caso dos homebankings (private e corporate), corretoras on-line , entrega de declarações de particulares e empresas (Segurança Social e finanças, por exemplo) e acesso de prestadores de serviços, clientes e fornecedores à Intranet de empresas ou outras entidades públicas e privadas.

A nova solução permite restringir o acesso à aplicação Web, através da identificação e autenticação do cliente por intermédio de um certificado digital, bem como adicionar confidencialidade na comunicação com a aplicação Web . Torna ainda possível verificar a validade temporal do certificado digital utilizado na assinatura das transacções e garantir, em tempo-real, que o mesmo não se encontra em “lista negra”.

Assegurando que este produto «permitirá reduzir os custos de disponibilização, através da Internet, de aplicações já existentes na Intranet das entidades públicas e privadas», Francisco Velez Roxo, presidente do Conselho de Administração da Multicert considera que o Web Security Broker poderá transformar-se «num componente essencial para o crescimento da Sociedade de Informação e ajudar a colocar Portugal rapidamente num patamar mais elevado, no âmbito do e-Europe ».

A solução «vai ao encontro das necessidades do mercado», garante José Pina Miranda. O presidente da Multicert adianta, em comunicado divulgado pela especialista em certificação digital, que a empresa foi contactada por diversas entidades públicas e privadas solicitando ajuda para «adicionar segurança forte em aplicações já acessíveis através da Internet, desde que não fosse necessário efectuar qualquer alteração nessas aplicações, já que os custos seriam muito elevados».

A Multicert fornece os serviços de instalação e configuração deste produto.

2003-07-02

 

http://www.multicert.pt

Notícias – Indústria
Centro de Informação-ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA