2229 — Telefónica adopta Meta4 PeopleNet

Jul 8, 2003 | Conteúdos Em Português

Meta4 PeopleNetO grupo Telefónica está a apostar, através do seu Centro de Serviços Partilhados, nos serviços de recursos humanos “on demand” com tecnologia da Meta4. Este modelo visa melhorar e flexibilizar os serviços de gestão de Capital Humano do grupo, reduzindo custos.

Logo TelefonicaO t-gestiona, Centro de Serviços Partilhados (CSP) do grupo Telefónica, colocou em funcionamento o Meta4 PeopleNet, que visa «optimizar e flexibilizar os serviços prestados ao utilizador, renovar e melhorar significativamente a gestão do capital humano e reduzir os custos».

De acordo com a Meta4, este modelo de gestão introduz o insourcing na gestão do pessoal (outsourcing interno) para todas as empresas do grupo Telefónica e um modelo “on demand” por consumo para determinadas funcionalidades avançadas de recursos humanos (a sua utilização na modalidade ASP evita duplicações de investimentos e optimiza a utilização das aplicações.

O CSP serve de suporte e apoio a nível mundial às empresas do grupo através dos dois centros da t-gestiona localizados na Europa e América Latina, «analisando e optimizando o serviço que oferece aos trabalhadores do grupo». Estes centros têm a responsabilidade de implementar as políticas da empresa em matéria de recursos humanos, guardando, mantendo e replicando os modelos de referência definidos e mantendo os mapas de processos.

A missão dos centros t-gestiona é «optimizar a gestão e execução de processos e melhorar o serviço ao utilizador».

Segundo José Ramón Vivar, director de Serviços de Recursos Humanos da t-gestiona Espanha, o Meta4 PeopleNet «dispõem da versatilidade que necessitávamos na área de recursos humanos e permite-nos implementar políticas de gestão e modificá-las facilmente».

Por outro lado, para colocar em funcionamento o serviço “on demand”, as soluções tecnológicas escolhidas têm que se basear na normalização e «o PeopleNet continua fiel aos ditames das soluções das melhores práticas», explicou.

Numa primeira fase, os centros t-gestiona oferecem um conjunto de serviços de gestão que incluem a gestão dos processos administrativos, salariais e legislativos, dos planos de pensões e do call center.

Mais tarde, «o centro oferecerá uma série de serviços complementares de valor acrescentado a pedido», incluindo funcionalidades de recursos humanos, self-service de Internet para empregados no activo e para reformados, troca de mensagens móveis SMS, ambiente colaborativo – de conhecimentos e conteúdos- e serviços profissionais e pessoais, adianta o comunicado divulgado ontem.

2003-07-08

http://www.telefonica.es

Notícias – Indústria