2269 — Perspectivas promissoras para o mercado europeu de BI, revela IDC

Jul 18, 2003 | Conteúdos Em Português

Apesar do biénio 2001-02 não ter sido particularmente animador para a maior parte dos fabricantes de BI a nível mundial, e não obstante a actual conjuntura económica, o IDC acredita que o mercado europeu irá continuar na senda promissora dos fabricantes mais focalizados em aplicações analíticas. Recorde-se que no início do ano o Gartner Group havia referido que 2003 seria de estagnação para o mercado de BI, com ciclos de venda mais longos e negócios de menor dimensão. De acordo com o IDC, o mercado europeu de BI rendeu 1100 milhões de euros em 2002, um aumento de 1,9 por cento face a 2001.

De acordo com o IDC, o ano de 2002 foi o primeiro em que os fabricantes de BI começaram a aumentar o volume de receitas em aplicações analíticas em detrimento das ferramentas tradicionais de BI :

“O IDC acredita que o futuro do Mercado de BI será afectado pela continuação da tendência pela opção por aplicações analíticas, o que irá provavelmente resultar no declínio da quota de mercado dos grandes fabricantes de BI,” refere Christina Steensboe, program manager do IDC.

“Isto abre novas perspectives para os fabricantes mais especializados em soluções analíticas. No entanto, estas empresas não terão vida fácil, pois os actuais líderes de mercado tenderão também a mudar o foco dos seus produtos para uma perspectiva mais analítica, embora este seja um processo que deva demorar alguns anos. Ao mesmo tempo, assistimos à crescente concorrência entre fabricantes de database management que empacotam ferramentas de BI nas suas soluções,” acrescentou.

Apesar das ferramentas de BI já se terem tornado num lugar comum entre as empresas da linha da frente a nível europeu, o IDC considera que há ainda espaço para melhoramentos em várias áreas, nomeadamente a colaboração remota, security management, acesso integrado a bases de dados relacionais e multidimensionais, bem como na escalabilidade e performance.

“Há ainda necessidade de evangelizar o mercado acerca dos benefícios do BI. É importante salientar que o software de BI pode tirar partido dos investimentos já feitos em TI, como aplicações de ERP e CRM, possibilitando às empresas tirar um maior potencial dessas soluções,” acrescentou a analista.

Apesar do crescimento do mercado de BI a nível europeu ter ficado bastante longe dos dois dígitos, a disparidade entre os fabricantes é bastante grande, desde aqueles com crescimento negativo até àquelas empresas que viram os seus lucros aumentar na casa dos dois dígitos.

Filipe Samora
2003-07-18

Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE