A PeopleSoft e a J.D. Edwards anunciaram a fusão das duas empresas, através da aquisição pela PeopleSoft de cerca de 110 milhões de acções, ou 88% das acções em circulação da J.D. Edwards. Agora a fornecedora mundial de software aplicacional e a fornecedora de software colaborativo e serviços de consultoria, formação e suporte poderão ter de enfrentar a difícil tarefa da integração com a Oracle, no âmbito da oferta pública de aquisição desta sobre todas as acções ordinárias da PeopleSoft em circulação.
A transacção decorreu de acordo com a oferta de aquisição de todas as acções em circulação da J.D. Edwards, que expirou no dia 17 de Julho. A PeopleSoft espera adquirir as acções remanescentes da J.D. Edwards até ao final de Agosto.
A parceria entre as duas empresas levou ainda à nomeação de Michael Maples, membro do conselho de administração da J.D. Edwards, para o conselho de administração da PeopleSoft .
Espera-se que a aquisição se traduza num aumento significativo dos ganhos por acção da PeopleSoft em 2004, «numa base ajustada, excluindo a amortização de intangíveis adquiridos, o reconhecimento dos proveitos deferidos e outros ajustes contabilísticos».
Mas analistas internacionais já previram que a equipa de 13 mil trabalhadores da recém-criada empresa possa ser reduzida drasticamente, com o objectivo de obter poupanças na ordem dos 150 a 200 milhões de dólares. De acordo com o CRM Forum, essa redução poderá afectar entre 750 e mil trabalhadores.
A mesma fonte adianta que os cortes no pessoal são mais prováveis do lado da J.D. Edwards, chegando mesmo a referir que é esperado que Bob Dutkowsky, actual presidente e CEO da J.D. Edwards, perca o seu lugar e que Craig Conway, presidente e CEO da Peoplesoft , assuma o comando das operações.
Segundo Conway, que considerou a aquisição da J.D. Edwards um marco na história da PeopleSoft , esta fusão «dá origem à segunda maior empresa de software aplicacional» para o mercado empresarial.
Por sua vez, Dutkowsky afirmou que esta transacção «é o culminar do plano estratégico da J.D. Edwards para criar valor significativo» para todos os seus accionistas.
Os analistas já avisaram que a dor de parto da nova empresa poderá vir a prolongar-se: segundo estimaram, a integração da J.D. Edwards na PeopleSoft será um desafio, considerando que as duas empresas detém seis plataformas de software diferenciadas, cuja manutenção resulta num processo complicado e dispendioso.
Entretanto, os accionistas da J.D. Edwards que participaram na oferta de aquisição receberão o montante de $14.7384 em dinheiro, acções da PeopleSoft ou uma combinação de dinheiro e acções por cada acção ordinária da J.D. Edwards. Os accionistas que não apresentaram as suas acções, receberão $7.05 em dinheiro mais 0.43 de uma acção ordinária da PeopleSoft por cada acção da J.D. Edwards.
2003-07-23
http://www.peoplesoft.com
Centro de Informação-DATABASE & BUSINESS INTELLIGE
Em Foco – Projecto