2289 — IDC revela: HP OpenView Software ajuda TI a acrescentar valor aos negócios

Jul 28, 2003 | Conteúdos Em Português

HP OpenviewOs gestores das Tecnologias de Informação (TI) podem ter um impacto significativo no núcleo dos negócios dos clientes empresariais da HP. Um estudo recente da IDC revela que várias empresas transformaram as suas infra-estruturas de Centros de Custo em Centros Lucrativos, utilizando o software e as soluções HP Service Management .

HP OpenviewO estudo conclui que os gestores de TI podem transitar de centros de custo para centros lucrativos, ao permitir que as suas empresas usufruam de reduções substanciais de despesas de TI e de ganhos na produtividade do utilizador final, através da utilização do software de gestão de serviços TI HP OpenView.

Permitindo gerir mais eficientemente os recursos de TI de rede, sistemas e aplicações no suporte às operações das empresas, o software HP OpenView fornece, segundo a IDC, um retorno rápido e significativo no investimento em gestão TI em três áreas: produtividade TI, eficiência da gestão TI e disponibilidade da aplicação.

O estudo da IDC foi realizado a partir de uma sondagem entre os clientes HP OpenView, na qual se mediu a eficiência das ferramentas e processos de gestão TI. A empresa de estudos de mercado calculou que as empresas que utilizam o HP OpenView conseguiram reduzir o downtime em 79%, com uma média de retorno no investimento de 1.296%. Isto traduz-se numa poupança média em receitas perdidas de $74,468 por 100 utilizadores, ao longo dos três anos e uma média de poupança resultante de um aumento da produtividade do utilizador de $93,712 por 100 utilizadores.

Para Paul Mason, analista na IDC, «as ferramentas de gestão de serviços TI de empresas integradas, como é o caso da solução de gestão HP OpenView, podem resultar em retornos extremamente rápidos, no que respeita à eficiência da gestão e produtividade, além da redução de sistemas e disponibilidade de aplicações. A IDC tem vindo a constatar que o maior benefício das ferramentas de gestão empresarial integrada foi a redução do downtime do sistema, com os seus melhoramentos associados à produtividade do utilizador e à redução das receitas perdidas de negócio».

«Para as empresas sondadas, a redução média de downtime desde que utilizam o HP OpenView foi de 79%. Por isso, os investimentos feitos pelos TI podem ser vistos, desde logo, como criadores de valor real para os seus negócios – transformando as TI num valor acrescentado, em vez de um fardo».

HP OpenView reduz downtime

O estudo da IDC demonstra ainda o valor do software que pode gerir infra-estruturas complexas, distribuídas e heterogéneas de um elemento e o nível de operações para o nível de serviço do negócio. O software HP OpenView ajuda os gestores de TI a reduzir o downtime em rede, sistema e na disponibilidade das aplicações nestes ambientes, assegurando que a produtividade do utilizador final é maximizada e que os serviços críticos dos negócios acompanham a volatilidade empresarial, respondem às ameaças competitivas e fornecem um maior retorno em TI.

Na opinião de Todd DeLaughter, vice presidente e director geral da HP OpenView Business Unit, «a gestão de serviços é um componente essencial para dar às empresas a possibilidade de alinhar as suas TI com os seus processos de negócio, impactando positivamente o bottom line».

O estudo autorizado pela HP analisou 14 empresas, entre as quais a Atmos Energy Corporation, um dos maiores distribuidores de gás natural nos Estados Unidos. Ao utilizar o software HP OpenView, a Atmos Energy foi capaz de:
Aumentar significativamente a eficiência da gestão de TI, lidar com maior número de transacções sem ter de contratar e automatizar mecanismos de resposta;
– Manter os níveis dos quadros de TI estáveis, apesar de duplicar o tamanho da rede existente;
– Fazer orçamentos e planear mais eficazmente, utilizando a captura de dados histórica do HP OpenView;
– Reduzir o downtime e aumentar substancialmente a média de produtividade dos funcionários;
– Aumentar a disponibilidade da rede de 87% para perto dos 100%.

A Atmos Energy «é apenas um exemplo dos clientes HP OpenView que estão a usufruir de uma poupança de custos e aumento de produtividade significativa, recuperando rapidamente os seus investimentos nas suas infra-estruturas de TI», afirmou DeLaughter.

Para mais informações sobre o software e soluções de gestão HP OpenView, visite o Link

2003-07-28

http://www.openview.hp.com

Em Foco – Opinião