2316 — COLT migra para Windows 2000 com FastLane Suite

Aug 1, 2003 | Conteúdos Em Português

COLT TelecomO software ActiveRoles, Consolidator e Migrator da Quest permitiu à COLT Telecom poupar três meses no processo de migração de seis mil contas de utilizador de uma rede complexa Windows NT 4.0 para o Windows 2000. A estratégia veio minimizar o custo total de propriedade do Windows 2000, representando a disponibilização de serviços mais velozes e maior valor acrescentado por parte da COLT .

«Migrar cerca de 6 mil contas de utilizadores provenientes de 32 locais espalhados por toda a Europa para o Windows 2000 não foi tarefa fácil», considerou Bernd Sulberg, gestor de negócios na unidade de eBusiness da COLT Telecom para a região central da Europa. Mas, atendendo a que a alternativa era permanecer com o NT4, uma rede de trabalho «muito intensa» que congregava 23 domínios diferentes (devido à multiplicidade de países onde a empresa opera), «não havia outra hipótese», conclui o representante da especialista no fornecimento de serviços em telecomunicações para o mercado empresarial.

Foram definidos três atributos fundamentais: o facto da migração afectar cada cliente no seu negócio; que no final do programa todos os produtos de software, definições de servidor e infra-estruturas da COLT estivessem estandardizados; e que a empresa tivesse consolidado e racionalizado todos os seus recursos de rede.

Em termos de tempo-de-distribuição, o investimento na Quest Software poupou cerca de três meses do calendário da COLT, de acordo com Thomas Goritschnig, gestor de projecto na empresa. «Trata-se de uma contribuição valiosa, tanto em termos de custos directos, como no que respeita a aceleração do retorno do investimento efectuado com o Windows 2000», comentou.

A nível empresarial, a migração alcançou todas as metas definidas pela COLT: a empresa reduziu o número de domínios de 23 para apenas um, a funcionar em conjunto com mais um domínio root. «De 32 centros de dados passámos para nove, um número que deverá ser apenas de dois em breve: com um centro de dados central e uma unidade de recuperação de acidentes».

Por isso, «a migração para o Windows 2000 preparou o nosso negócio para a fase seguinte das operações», rematou Goritschnig.

2003-08-01

http://www.colt.net

Notícias – Indústria