2351 — Executivos preocupados com ROI em Telefonia IP

Aug 12, 2003 | Conteúdos Em Português

DamovoUm estudo realizado recentemente pela Damovo demonstra que os executivos seniores consideram o Retorno de Investimento (ROI) uma das principais preocupações quando investem em telefonia IP (Internet Protocol) e em soluções de convergência. O documento destaca o desafio com que os fornecedores de serviços se deparam quando quantificam benefícios como o aumento da satisfação do consumidor e a disponibilidade de novas aplicações.

À pergunta “Qual seria a sua principal preocupação quando se implementa a telefonia IP ou soluções de convergência?”, 50% dos cem executivos seniores de diversas indústrias de todo o mundo inquiridos pela Damovo responderam que o ROI seria a sua principal preocupação.

Inserindo-se no «permanente compromisso» da integradora de soluções de comunicações de voz e dados em fornecer «soluções de comunicação avançadas às empresas», este estudo destaca as vantagens competitivas que as empresas podem obter com a implementação de tecnologias de convergência.

A Damovo também apurou que tipo de preocupações adicionais existem quando se opta por implementar telefonia IP ou tecnologia de convergência. Dos inquiridos, 21% declararam que a maturidade da tecnologia seria a prioridade e outros 20% estariam interessados no grau de confiança na tecnologia. Apenas 11% afirmaram que a segurança era uma preocupação.

Este estudo indica que «existe uma verdadeira oportunidade para fornecedores de soluções que podem demonstrar um efectivo retorno de investimento como resultado da implementação de soluções de telefonia IP», considera Vivien Kyles, vice-presidente executiva de Vendas e Soluções Globais da Damovo . «A nossa preocupação é para com as empresas que se mantêm relutantes em relação a estas soluções e que podem vir a perder uma vantagem competitiva perante as empresas que já implementaram esta tecnologia», adianta.

Kyles acredita que existem formas indirectas de obter retorno no investimento que são muitas vezes negligenciadas nas decisões dos gestores quando investem em novas tecnologias. Por exemplo, muitos clientes da Damovo «têm conseguido melhorar o serviço que prestam aos clientes, a eficiência dos processos internos e introduzir novas aplicações de negócio» através da integração de redes diferentes e com a utilização da telefonia IP. Estes aspectos «devem ser seriamente considerados nos cálculos tradicionais do ROI como forma de redução dos custos».

Também Randy Perry, consultor da IDC Communications , afirma que vale a pena contabilizar certos benefícios em termos monetários, como a facilidade de utilização, a vantagem competitiva ou a lealdade do consumidor.

2003-08-12

http://www.damovo.com

Em Foco – Empresa